Conexões
& Referências:
Nossa
equipe está realizando um trabalho de levantamento
sobre material de estudo que discuta a questão da identidade
cultural.
A idéia
é criar uma lista de livros, vídeos, sítios
virtuais e todo tipo de referência sobre esta questão.
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Por
enquanto, estas são as listas de materiais que compõem
nossas conexões. Aguarde lista de audio visuais e
multimídia.
1)
Livros
2)
Artigos e Ensaios
3)
Teses e dissertações
4)
Internet (novo)
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Últimas
inclusões:
Nossa lista de materiais continua crescendo. Confira abaixo
algumas das inclusões desta semana. Ao clicar no nome
do texto, você será remetido ao ponto em que
ele aparece na listagem.
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Livros:
CARVALHO, Maria
do Socorro Silva. Imagens de um tempo em movimento - Cinema e cultura
na Bahia nos anos JK (1956-1961). Salvador: EDUFBA, 1999.
COSTA, Ana Alice
Alcântara, ALVES, Ivia Iracema (orgs.) Ritos, Mitos e Fatos.
Mulher e gênero na Bahia. Salvador: UFBA/NEIM, 1997.
COSTA, Ana Alice
Alcântara. As Donas no Poder: Mulher e Política na
Bahia. Salvador: UFBA/NEIM/Assembléia Legislativa da Bahia,
1998.
FÉLIX,
Anísio e NERY, Moacir. Bahia, Carnaval. Salvador: Artes Gráfica,
s/d.
FISHER, Tânia
(org.). O carnaval baiano - negócios e oportunidades. Brasília:
Edições SEBRAE, 1996.
FRANCO, Aninha.
O Teatro na Bahia através da Imprensa: século XX.
Salvador: FCIA/COFIC/FCEBA, 1994.
FREYRE, Gilberto.
Bahia e Baianos. Salvador: Fund. Das Artes/Empresa Gráfica
da Bahia, 1990.
GUERREIRO, Goli.
A trama dos tambores - a música afro-pop de Salvador. São
Paulo: Edições 34, 2000.
LEAL, Geraldo
da Costa. Histórias de Salvador. Salvador: Estado da Bahia,
1996.
LISBOA JR.,
Luiz Américo. A presença da Bahia na Música
Popular Brasileira. Brasília: MusiMed/ Linha Gráfica
Editora, 1990.
LUZ, Marco Aurélio.
Cultura negra e ideologia do recalque. Salvador: SECNEB, 1994.
OLSZEWSKI FILHA,
Sofia. A fotografia e o negro na cidade do Salvador - 1840/ 1914.
Salvador: EGBA/ Fundação Cultural do Estado da Bahia,
1989.
RUBIM, Antonio
Albino Canelas (org.). A ousadia da criação. Salvador,
Edições Feito à Facom, 1999.
RISÉRIO,
Antonio. Avant-garde na Bahia. Salvador: Instituto Lina Bo e P.M.
Bardi, 1995.
SANTOS, Milton.
O centro da cidade do Salvador. Salvador: Livrarias Progresso, 1959.
SCALDAFERRI,
Sante. Os primórdios da arte moderna na Bahia. Salvador:
Fundação Casa de Jorge Amado/ FCEBA/ Museu de Arte
da Bahia, 1997.
topo
Artigos
e Ensaios:
ALMEIDA, Paulo Henrique
de, PESSOTI, Gustavo Casseb. A evolução da indústia
fonográfica e o caso da Bahia. Bahia Análise &
Dados. Salvador: SEI, v. 9, nº 4, p. 90-107, mar. 2000.
ARAÚJO, Ubiratan
Castro de. A baía de Todos os Santos: um sistema geo-histórico
resistente. Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, v.
9, nº 4, p. 10-23, mar. 2000.
AZEVÊDO, José
Sérgio Gabrielli de. Economia e Mercado de Trabalho na Bahia
e RMS: uma abordagem de longo prazo. Bahia Análise &
Dados. Salvador: SEI, v. 10, nº 1, p. 49-67 jun. 2000.
BIÃO,
Armindo Jorge. Teatro e negritude na Bahia. In: Meirelles, Márcio
e Bando de Teatro Olodum. Trilogia do Pelô. Salvador: FCJA/
Copene/ Grupo Cultural Olodum, 1995.
BRANDÃO,
Maria de Azevedo. Cidade e Recôncavo da Bahia. In: BRANDÃO,
Maria de Azevedo (org.). Recôncavo da Bahia - Sociedade e
economia em transição. Salvador: Fundação
Casa de Jorge Amado, 1998.
CARVALHO, Ana Lúcia
Borges de, FREITAS, Mário André Soares de, CAMPANÁRIO,
Paulo. Mudanças na dinâmica demográfica de Salvador
e sua Região Metropolitana na segunda metade do século
XX. Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 10, nº
1, p. 35-48, jun. 2000.
COUTO, Vitor de Athayde.
O território do cacau no contexto da mundialização.
Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 9, nº 4,
p. 38-52, mar. 2000.
CUNHA, Sílvio Humbeto
dos Passos. Resolve-me ou eu te devoro! Uma discussão sobre
a falta de braços no Recôncavo Baiano. Bahia Análise
& Dados. Salvador: SEI, v. 10, nº 1, p. 21-34, jun. 2000.
DANTAS, Marcelo.
Baiano teatro da vida. In: Meirelles, Márcio e Bando de Teatro Olodum.
Trilogia do Pelô. Salvador: FCJA/ Copene/ Grupo Cultural Olodum,
1995.
FERNANDES, Ana
e GOMES, Marco Aurélio A. de Filgueiras. Caminhos e descaminhos
da requalificação do Pelourinho. In: Meirelles, Márcio
e Bando de Teatro Olodum. Trilogia do Pelô. Salvador: FCJA/
Copene/ Grupo Cultural Olodum, 1995.
FREITAS, Antônio Fenando Guerreiro de. "Eu
vou para a Bahia": a construção da regionalidade
contemporânea. Bahia Análise & Dados. Salvador:
SEI, v. 9, nº 4, p. 24-37, mar. 2000.
FREITAS, Waldir
Oliveira. Os Estudos Africanistas na Bahia dos anos 30. In: COSTA
LIMA, Vivaldo. Cartas de Edson Carneiro a Arthur Ramos. Salvador:
Corrupio, 1987.
GODI, Antonio
J. V. Dos Santos. Música afro-carnavalesca: das multidões
para o sucesso da massa elétrica. In: SANSONE, Lívia
e SANTOS, Jocélio Teles (orgs.). Ritmos em trânsito
- Sócio-antropologia da música baiana. São
Paulo/ Salvador: Dynamus Editorial/ Programa A Cor da Bahia/ Projeto
S.A.M.B.A., 1997.
GOMES,
João Carlos Teixeira. Presença do Modernismo na Bahia.
In: Camões contestador e outros ensaios. Salvador, Fundação
Cultural do Estado da Bahia, 1979.
LIMA, Ari. O
fenômeno Timbalada: cultura musical afro-pop e juventude baiana
negro-mestiça. In: SANSONE, Lívia e SANTOS, Jocélio Teles (orgs.).
Ritmos em trânsito - Sócio-antropologia da música baiana. São Paulo/
Salvador: Dynamus Editorial/ Programa A Cor da Bahia/ Projeto S.A.M.B.A.,
1997.
MATTOSO, Kátia
M. de Queirós. Sociedade escravista e mercado de trabalho:
Salvador - Bahia, 1850-1868. Bahia Análise & Dados. Salvador:
SEI, v. 10, nº 1, p. 12-20, jun. 2000.
MOURA, Milton
Araújo. Produtora, Mercadora, Mercadoria - Uma Cidade para
o Carnaval?. In: FISCHER, Tânia (org.). O Carnaval Baiano.
Negócios e Oportunidades. Brasília : SEBRAE, 1996.
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MOURA, Milton
Araújo. Organizações Populares, Cultura e Habitação
em Salvador. In: GORDILHO-SOUZA, Ângela (org.). Habitar Contemporâneo
- Novas Questões no Brasil dos Anos 90, Salvador, Mestrado
em Arquitetura e Urbanismo UFBA, 1997. p. 225-236.
MOURA, Milton
Araújo. O Nome da Cena: uma Reflexão sobre Violência
e Espetáculo. In: BIÃO, Armindo et alii (org.). Temas
em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade. São
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MOURA, Milton
Araújo. World of Fantasy, Fantasy of World. Geographic Space
and Representation of Identity in the Carnival of Salvador, Bahia.
In: PERRONE, Charles & DUNN, Christopher: Chiclete com Banana:
The Dialectics of Internationalization and Brazilian Popular Music.
Florida : Florida Press University, 2001. p. 192-210.
MOURA, Milton
Araújo. "Faraó, um Poder Musical", in Cadernos
do CEAS n. 112, p. 20-39, Salvador, novembro/dezembro 1987.
MOURA, Milton
Araújo. "Esses Pagodes Impertinentes... Algumas Reflexões
sobre o Sofisticado e o Vulgar no Âmbito da Música
Popular em Salvador", in Textos de Cultura e Comunicação
n. 36, Salvador, FACOM/UFBA, 1996, p. 53-66.
MOURA, Milton
Araújo. "O Carnaval como Engenho de Representação
Consensual da Sociedade Baiana", in Cadernos CRH n. 24-25,
Salvador, 1996, p. 171-192.
MOURA, Milton
Araújo. "Quem Quer Comprar a Cara desta Cidade?",
in Bahia Dados & Informações, Salvador, v. 8,
n. 1, junho 1998, p. 25-32.
MOURA, Milton
Araújo. "Quão Dessemelhante", in Bahia Hoje.
Salvador, 23 abr. 1996.
MOURA, Milton
Araújo. "Pagode é um Desdobramento da Pluralidade
do Samba", in Bahia Hoje, Salvador, 27 set. 1996, p. A6.
MOURA, Milton
Araújo. "Lugar de Carnaval", in Correio da Bahia,
Salvador, 18 fev. 2001, Caderno Repórter, p. 6.
PINTO, L. A.
Costa. Recôncavo: laboratório de uma experiência humana. In: BRANDÃO,
Maria de Azevedo (org.). Recôncavo da Bahia - Sociedade e economia
em transição. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1998.
RUBIM, Antônio
Albino Canelas. A Bahia: a Comunicação e a Cultura
dos Anos 50/60. Caderno do CEAS. Salvador: n. 1661, 1996.
RUBIM, Antonio
Albino Canelas. Comunicação, mídia e cultura
na Bahia contemporânea. In: Bahia: Análise & Dados.
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RUBIM, Lindinalva
S. O. Cinema baiano e populismo. In: MELO, José Marques (org.)
Populismo e Comunicação. São Paulo: Cortez,
1981, p. 151-166.
SANSONE, Lívia.
Funk baiano: uma versão local de um fenômeno global?
In: SANSONE, Lívia e SANTOS, Jocélio Teles (orgs.).
Ritmos em trânsito - Sócio-antropologia da música
baiana. São Paulo/ Salvador: Dynamus Editorial/ Programa
A Cor da Bahia/ Projeto S.A.M.B.A., 1997.
SANTOS, Jocélio
Teles. Divertimentos estrondosos: batuques e sambas no século
XIX. In: SANSONE, Lívia e SANTOS, Jocélio Teles (orgs.).
Ritmos em trânsito - Sócio-antropologia da música
baiana. São Paulo/ Salvador: Dynamus Editorial/ Programa
A Cor da Bahia/ Projeto S.A.M.B.A., 1997.
SANTOS,
Milton. A rede urbana do Recôncavo. In: BRANDÃO, Maria
de Azevedo (org.). Recôncavo da Bahia - Sociedade e economia
em transição. Salvador: Fundação Casa
de Jorge Amado, 1998.
SCHAEBER, Petra.
Música negra nos tempos de globalização: produção
musical e management da identidade étnica - o caso Olodum.
In: SANSONE, Lívia e SANTOS, Jocélio Teles (orgs.).
Ritmos em trânsito - Sócio-antropologia da música
baiana. São Paulo/ Salvador: Dynamus Editorial/ Programa
A Cor da Bahia/ Projeto S.A.M.B.A., 1997.
SETARO, André.
Do cinema na Bahia. O Retrato Fiel da Bahia. Fundação
Cultural do Estado da Bahia, n. 13. Junho/Agosto, 1989.
SILVA, Suylan
Midlej. O lúdico e o étnico no funk do "Black
Bahia". In: SANSONE, Lívia e SANTOS, Jocélio
Teles (orgs.). Ritmos em trânsito - Sócio-antropologia
da música baiana. São Paulo/ Salvador: Dynamus Editorial/
Programa A Cor da Bahia/ Projeto S.A.M.B.A., 1997.
SILVEIRA, Renato
da. O Jovem Glauber e a Ira do Orixá. Revista USP. São
Paulo, n. 39. p. 88-115, mar-mai. 1989.p.28.
SILVEIRA, Walter
da. A História do cinema visto da província. Coleção
Walter da Silveira. Vol. 1. Salvador: Fundação Cultural
do Estado da Bahia, 1978.
SOUZA, Angela Godilho. Mudanças urbanas em
Salvador no final do século XX. Bahia
Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 9, nº 4, p. 53-69,
mar. 2000.
TEIXEIRA, Francisco, GUERRA, Oswaldo. 50 Anos da
Industialização Baiana: do enigma a uma dinâmica
exógena e espasmódica. Bahia Análise &
Dados. Salvador: SEI, v. 10, nº 1, p. 87-98, jun. 2000.
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Teses
e Dissertações
ALCOFORADO,
Doralice Fernandes Xavier
As belas baianas: o feminino
no conto popular
Orientador: Profa Dra Idelette Muzart Fonseca dos Santos.
João Pessoa, 1997.
Doutorado em Literatura Brasileira/Universidade Federal da Paraíba.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise descritiva de
um conjunto de contos do ciclo "A Bela e a Fera", recolhidos
da oralidade baiana, que, revelando significativa diversidade temático-estrutural,
ensejou a sua classificação em cinco tipos. Definida
a tipologia, analisam-se as categorias narrativas dos textos de
cada tipo, buscando-se determinar o seu padrão narrativo.
Em seguida, estuda-se a historiografia desse conto-tipo desde Apuleio,
passando pelo conto de fada francês, pela literatura infanto-juvenil
e por outros sistemas de signos que o veicularam realimentando o
imaginário baiano. Enformando-se como história de
mulheres, analisa-se, também, a representação
da mulher e a permanência de "A Bela e a Fera" na
sociedade moderna.
ALMEIDA,
Stela Borges
Educação,
História e Imagem: um estudo do Colégio Antônio
Vieira através de uma coleção de negativos
em vidro dos anos 20-30
Orientador: Prof. Dr. Antônio Fernando Guerreiro de Freitas
Salvador, 1999.
Doutorado em Educação/UFBA
Resumo: Esta investigação, um estudo da produção
e representação das estruturas de autoridade em projetos
pedagógicos, circunscreve-se no âmbito da historiografia
educacional e analisa uma instituição religiosa -
o Colégio Antônio Vieira, que se instalou no ano de
1911, na Cidade de Salvador, Bahia - através de uma coleção
de imagens fotográficas produzidas, em sua maioria, em negativos
em vidro, no período de 1920-1930.
Embora o projeto pedagógico jesuítico dispusesse de
um expressivo volume de registros em fontes primárias e secundárias,
entre eles, relatos em diários manuscritos, armários
escolares, correspondências, revistas e publicações
de natureza diversa, que também foram utilizados no percurso
da investigação, considerou-se de especial valor a
recuperação do arquivo de imagens fotográficas
- muitas delas inéditas, esquecidas no sótão
da biblioteca do colégio -, por dispor de informações
sobre etnias, classes, indumentárias, gestos, expressões
e poses que testemunham o rigor do projeto.
O suporte em análise - a coleção de negativos
em vidro - recebeu um tratamento adequado, processo que exigiu longo
tempo de organização, sistematização,
acondicionamento e construção de eixos temáticos.
Este processo encontra-se demonstrado nas diversas partes que compõem
a narrativa desta investigação, acompanhadas de um
conjunto de imagens fotográficas reveladas e do Catálogo
do Acervo, elaborado com o propósito de permitir o dimensionamento
do trabalho e constituir uma fonte de consulta para estudos posteriores.
ALVES, Lizir Arcanjo
Os tensos laços da nação:
conflitos político-literários no segundo reinado
Orientador: Profª Drª Eneida Leal Cunha
Salvador, 2000
Doutorado em Letras / UFBA
Resumo: A partir da pesquisa em fontes primárias, jornais
e revistas do século XIX, em sua maioria pouco exploradas
até hoje, procura-se mapear as razões por que grande
parte da produção literária de autores baianos
dos meados do século XIX permanece à margem da historiografia
literária brasileira. Três episódios, decorridos
na Bahia, envolvendo poetas ligados ao Partido Liberal e representantes
do governo conservador, constituem, nesta tese, a abertura para
o estudo comparativo da vida cultural e política da época.
Daí emergem polêmicas, além de obras diversas
de autores hoje esquecidos, assim como as idéias que agitaram
o período entre os anos de 1840 e 1860, quando se tentava
definir a nacionalidade brasileira e consolidava-se a idéia
de "pátria". Da análise resultam questões
como os impasses criados por literatos e textos que destoam do programa
oficial de nacionalização da literatura; as tensões,
no Segundo Reinado, entre a Corte e as províncias "do
Norte", especialmente Pernambuco e Bahia, e os problemas relativos
à recepção das obras literárias, tanto
pelo público leitor como pela crítica. São
analisados prioritariamente os embates político-literários
entre a Bahia e o Rio de Janeiro, veiculados pela imprensa, a partir
dos quais melhor se compreende a complexidade da disputa pelas imagens
da nacionalidade e pelo reconhecimento de uma produção
literária desde então classificada como "de baixo
valor estético". À tese interessa, primordialmente,
o alto valor cultural, histórico e político dessa
produção.
ARAGÃO,
José Wellington Marinho de
Movimento Popular de invasão
de terras em Salvador - 1979-1988
Orientador: Profª Drª Ruthy Nadia Laniado
Salvador, 1992
Mestrado em Ciências Sociais/UFBA
Resumo: Investiga-se, neste trabalho, o fenômeno das "invasões"
de terra em Salvador, no período de 1979-1988, na perspectiva
dos movimentos sociais urbanos, analisando-se a participação
dos sujeitos populares tanto no ato de ocupação coletiva
do solo como no levantamento de reivindicações dirigidas
ao Estado. Analisa-se também o tipo de relação
estabelecida com o Estado e suas ações, assim como
as soluções encontradas pelo Poder Público.
Considera-se também o envolvimento de outros setores da sociedade
civil em solidariedade e apoio ao processo de luta do movimento
popular, contribuindo para a construção de uma cultura
política própria das camadas mais pobres da população
urbana. Via de regra, estas são excluídas do sistema
de poder, situando-se à margem do mercado formal de trabalho,
e pouco participando da distribuição de bens de consumo
e dos benefícios sociais do Estado.
ARAÚJO,
Miguel Almir Lima
Educação e identidade
cultural: a fecundidade das manifestações artístico-culturais
na educação no processo de afirmação
da identidade cultural
Orientador: Prof. Dr. Rogério Cunha de Campos
Salvador, 1996
Mestrado em Educação/UFBA
Resumo: Buscamos investigar no contexto histórico-cultural
de alguns municípios da microrregião de Serrinha,
Nordeste da Bahia, os sentidos e significados das expressões
artístico-culturais que lhe são peculiares, notadamente
a Cantiga de Roda e a Celebração do São João,
como manifestações que caracterizam a identidade cultural,
una e múltipla, composta de representações
dinâmicas desses sujeitos e grupamentos humanos na ambiência
de seu cotidiano.
Partindo desse eixo, a investigação rastreia a relação
dessas manifestações com as práticas educativas
das escolas, buscando compreender as tarefas atinentes à
educação no processo de afirmação dos
signos e símbolos que perfazem os traços configuradores
da identidade cultural dos sujeitos e grupamentos humanos nos quais
a escrita está imersa, mediante a relação dialógica
entre o local e o chamado universal. Acentamos também a relevância
da presença dessas manifestações artístico-culturais
nas práticas educativas como repertórios que proporcionam
mais vivacidade e sabor às mesmas.
BORGES, Adálvia de Oliveira
O processo de transmissão
do conhecimento musical no Ilê Axé Opo Afonjá
Orientador: - Profa.
Dra Ângela Lühning
Salvador, 1996
Mestrado em Música/UFBA
Resumo: O Candomblé da Bahia, depositário da tradição
africana, tem no seu processo de transmissão do conhecimento
musical o mesmo modo empregado por seus ancestrais, isto é,
a transmissão através da oralidade. Os escravos para
aqui vieram trazendo seus cantos, ritmos e danças dentro
do coração e da memória e, através dessa
transmissão oral, legaram para a posteridade a sua riqueza
musical.
Procuramos nesse trabalho observar a continuidade do modelo e, ao
mesmo tempo, descobrir as variações no que diz respeito
às prováveis mudanças, inovações
ou adaptações diante do processo de desenvolvimento
cultural da sociedade como um todo e o que vem sendo feito para
que uma comunidade religiosa não perca sua identidade e acompanhe
as transformações.
BORGES, Ruy Brasileiro
A Sentinela em Pedra Furada
Orientador: Profa. Dra. Ângela Lühning
Salvador, 1997.
Mestrado em Música/UFBA
Resumo: A sentinela era um ritual fúnebre, típico
de zonas rurais, no qual um morto era velado com rezas cantadas,
sem qualquer tipo de acompanhamento instrumental, durante uma noite
inteira. Este ritual, que era iniciado por volta das seis horas
da tarde e concluído por volta das quatro horas da madrugada,
tinha como propósito pedir pela salvação da
alma de um morto.
Este trabalho foi o resultado de uma pesquisa de campo que teve
como objetivo documentar, através de depoimentos e simulações,
uma sentinela na forma como era praticada em uma região rural
denominada Pedra Furada, localizada no município de Água
Fria, na Bahia.
BRAGA, Ana Lívia Carvalho Figueiredo
A fotografia de família
na Bahia do séc. XX - A criança, o carro e a velocidade
Orientador: Prof. Dr. Armindo Jorge Bião
Salvador, 1996.
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA.
Resumo: A fotografia enquanto uma prática artística,
traz consigo representativa evolução ao olhar do homem
contemporâneo. As evoluções tecnológicas
empreendidas à câmara produziram uma inovação
sensível ao ato de ver, sendo assim uma das invenções
emblemáticas do Moderno.
A fotografia de família enquanto documento para a sociologia,
a história, a antropologia e a filosofia, funciona como uma
possibilidade de exercício para estas ciências, permitindo-lhes
uma nova metodologia de leitura para os acontecimentos sociais.
A fotografia de criança com o carro na Bahia é um
exercício metodológico, onde a presença de
Walter Benjamin serve de suporte teórico indispensável
para tal articulação, permitindo analisar a prática
fotográfica no cerne da família, com seus personagens.
CAMPOS, Hélio
José Bastos Carneiro de
Capoeira, do popular para a
Universidade: uma trajetória de resistência
Orientador: Prof. Dr. Edivaldo Machado Boaventura
Iowa, USA, 1999
Doutorado em Educação Física/ American World
University
Resumo: O estudo teve como objetivo investigar a Capoeira como uma
manifestação sócio-cultural-esportiva, proveniente
de uma classe escravizada, reprimida e discriminada pela sociedade
brasileira, que conquistou o status universitário. Nesta
pesquisa, de natureza qualitativa e com características de
um estudo histórico-descritivo, foi utilizada a análise
de conteúdo, resultante da amostra composta de 14 Mestres
e/ou Professores universitários de Capoeira.
Foram encontrados os seguintes resultados: 1) apesar de a capoeira
ser considerada uma atividade marginal, sempre esteve presente na
universidade; 2) existe divergência entre os entrevistados
a respeito do conceito de que a Capoeira conquistou a universidade;
3) fica esclarecido que a Capoeira foi implantada na universidade
através da iniciativa dos capoeiristas do estilo Capoeira
Regional; 4) foi constatado que a principal resistência que
a Capoeira encontrou para adentrar a universidade foi a da herança
cultural; 5) a Capoeira conquistou a universidade pelo seu valor
educativo e cultural; 6) a Capoeira na universidade tende a ser
mais valorizada, porém existe receio de que ela evolua para
o academicismo perdendo assim a sua essência.
CARDOSO, Luiz
Antonio Fernando
Ente Vilas e Avenidas: Habitação
Proletária em Salvador
Resumo:Esta dissertação tem como objetivo o estudo
de alguns aspectos ligados à habitação proletária
em Salvador, se atendo especificamente naqueles ligados aos fatores
condicionaram o seu surgimento. Nesse sentido, procurou-se abordar
o tema buscando a identificação do papel que a produção
desse tipo de unidade habitacional representaria dentro da dinâmica
urbana da cidade, quer seja do ponto de vista da economia ou da
estruturação físico-espacial do seu território.
CARVALHO, Maria
Alba Oliveira de
Salvador Anos 80: Tempos de
Normalidade e de Rebelião. Um estudo sobre os movimentos
sociais em Salvador
Orientador: Profª Drª Ruthy Nadia Laniado
Salvador, 1991
Mestrado em Ciências Sociais/UFBA
Resumo: O estudo apresentado é resultante de pesquisa que
objetivou apreender a trajetória de lutas das populações
carentes em Salvador, nos anos percorridos entre 1979 e 1988, procurando
identificar os sujeitos destas lutas. Trata-se de sujeitos históricos,
portadores de uma identidade coletiva reivindicadora de uma participação
constante e ativa na vida social e democrática do país.
CAVALCANTI,
Eneida de Almeida
Rio Vermelho - um bairro de
passagem (Estudo das Interrelações Moradores - Governo
Local, na década de 80).
Orientador: Profª Drª Tania Maria Diederichs Fischer
Salvador, 1991
Mestrado em Administração Pública/UFBA
Resumo: Estuda as interrelações entre moradores de
um bairro e o governo local através da análise de
dois movimentos reivindicativos voltados para a preservação
arquitetônica-cultural do bairro na década de 80.
Procura contextualizar os movimentos resgatando histórica
e espacialmente dados e informações sobre a evolução
urbana, a sociedade e o governo local em Salvador.
Realiza uma análise histórico social do bairro na
intenção de detectar os efeitos ou resultados dos
movimentos estudados na dinâmica da interrelação
moradores - governo local.
CONCEIÇÃO,
Fernando
Imprensa e Racismo no Brasil:
a manutenção do "status quo" do negro na
Bahia
Orientador: Solange Martins Couceiro de Lima
São Paulo, 1995
Mestrado em Comunicação Social da Escola de Comunicações
e Artes/USP
Resumo: No Brasil, as relações sócio econômicas
entre os diferentes grupos étnicos que formam a sociedade
estão historicamente crivadas pelo preconceito e pela discriminação
raciais. Os negros - pretos e mestiços - são as maiores
vítimas de um processo de exclusão iniciado com o
sistema escravista implantado no país por quase quatro séculos.
A dissertação busca apreender o comportamento dos
meios de comunicação "de massa" no Brasil
no tratamento das questões raciais e no "espaço"
reservado aos negros afrobrasileiros.
A partir de um recorte que faz de um assunto tão amplo, a
pesquisa se detém na análise do texto de um jornal
impresso na Bahia, estado brasileiro de maior presença de
descendentes de africanos. O jornal analisado está entre
os 10 maiores do Brasil, é o mais influente na sociedade
baiana e o mais importante das regiões Norte-Nordeste do
país. A pesquisa percorre o texto desse veículo entre
os anos de 1975 a 1990 - período em que a sociedade acompanha
o ressurgimento e a incorporação pela indústria
cultural do Movimento Negro organizado, a partir da Bahia.
CONRADO, Amélia Vitória de Souza
Dança étnica
afro-baiana: uma educação movimento
Orientador: Profa Dra Maria de Lourdes Siqueira.
Salvador, 1996.
Mestrado em Educação/UFBA.
Resumo: Esta dissertação de Mestrado tem por objetivo
analisar a dinâmica explícita nas dimensões
de resistência e recriação da Dança na
Bahia, chamado "Dança Afro" e neste trabalho "Dança
Étnica", desenvolvida em espaços específicos
que privilegiam as questões de reconstrução
de culturas, religiosidades afro-baianas como momentos de afirmação
de etnicidade afro-brasileiras, através da observação
do fenômeno e da expressão de seus atores.
A pesquisa está fundamentada em pressupostos que poderíamos
definir como construtivista-qualitativo à medida que apoia-se
em referências teórico-metodológicas que privilegiam
cotidianidade, significados, singularidades, contemplados pela Etnometodologia
e pela observação participante.
A opção por esse referencial e essa abordagem em processo
responde à ausência de uma bibliografia específica
que contemple reflexões dessa natureza.
A análise desse processo nos revelou situações
em que, a Dança Étnica Afro-baiana, quando se encontra
nos espaços informais, ela se afirma com significativa presença
e originalidade, todavia, ao inserir-se em setores institucionais
formais, sofre uma discriminação ideológica
proveniente de uma elite dominante que tenta subtrair o real significado
e valor que esta expressão de arte e conhecimento possui.
Nesse sentido, ressaltamos que a Dança Étnica Afro-baiana
se revela como uma expressão contemporânea da arte
afro-brasileira e na perspectiva que estamos propondo, uma Educação
Movimento Pluricultural.
CUNHA, Eneida Leal
Estampas do imaginário:
literatura, cultura, história e identidade
Orientador: Prof. Dr. Affonso Romano de Sant'Anna
Rio de Janeiro, 1993.
Doutorado em Letras/Pontifícia Universidade Católica
do Rio de Janeiro.
Resumo: A reflexão sobre literatura e identidade no Brasil
incide, mais freqüentemente, sobre os textos escritos entre
os séculos XIX e as três primeiras décadas do
século XX, examinando a formação e a revisão
da nacionalidade, avaliando a identidade nacional. Como um contraponto,
este estudo propõe leituras de textos coloniais - de Fr.
Vicente do Salvador, Manuel Botelho de Oliveira, Fr. Manuel de Santa
Maria Itaparica e Fr. José de Santa Rita Durão - a
partir dos quais são construídas hipóteses
de descrição e avaliação da identidade
cultural: a força das significações imaginárias
instituintes e a assimilação, diferencial e corretiva,
do imaginário colonizador através das repetições
da epopéia camoniana operadas pelos autores da colônia.
Em seguida, examina-se em Viva o povo brasileiro, de João
Ubaldo Ribeiro, publicado em 1984, as emergências do imaginário
instituído.
DANTAS, Frederico Meireles
Santo Reis de Bumba
Orientador: Profa Dra Ângela Elisabeth Lühning
Salvador, 1994.
Mestrado em Música/UFBA
Resumo: Santo Reis de Bumba é um estudo sobre a Cantoria
de Reis no Sudoeste Baiano, com base no município de Urandi,
distante 360km da capital do Estado, onde foram pesquisados três
conjuntos: o Reis de São José, o Reis da Istrela Incantada
na área urbana e o Reis da Água Branca na zona rural
do município.
DUARTE, José Carlos Silveira.
De mídia e festa, a
micareta
Orientador: Prof. Dr. Antônio Albino Canelas Rubim
Salvador, 1995.
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA.
Resumo: A relação entre Mídia e Festa é
a norteadora desse trabalho. Mas, como havia uma lacuna nos estudos
sobre a Micareta, consideramos importante incluir um histórico
dessa manifestação, desde seu surgimento, estabelecer
sua relação com o Carnaval de Salvador e com o seu
elemento caracterizador, o trio elétrico. Do trio elétrico
traçamos a trajetória e a sua vinculação
com o carnaval e a micareta e a sua caracterização
como "fenômeno" possível, inclusive, de ser
mundializado. Do Carnaval de Salvador, exploramos a sua singularidade
e o fato de se tornar no modelo estruturante das festas de micareta.
Enfocamos a Micareta de Vitória da Conquista, para poder
perceber mais claramente como se dão as relações
entre Mídia e Festa e também o processo de profissionalização/mercantilização
desta micareta. Da mídia, analisamos o seu papel de elemento
fundamental par a realização da festa e sua difusão,
assim como a sua função mediadora das relações
sociais e instauradora de uma nova sociabilidade.
ESPINHEIRA, Carlos Geraldo D'Andrea
Divergência e prostituição:
uma análise sociológica da comunidade prostitucional
do Maciel
Orientadores: Célia Maria Leal Braga e Pedro Agostinho da
Silva
Salvador, 1975
Mestrado em Ciências Humanas / UFBA
Resumo: Este trabalho é o resultado de alguns anos de convivência
na comunidade prostitucional do Maciel - Pelourinho - e o posterior
amadurecimento dessa experiência no curso de Mestrado em Ciências
Humanas.
Divergência e Prostituição trata de analisar
a subcultura do Maciel, maior zona de prostituição
concentrada da cidade, no momento em que se processa a lenta e progressiva
restauração física do Conjunto Arquitetônico
do Pelourinho, antiga cidade colonial do Salvador da Bahia, onde
se localiza.
Esta é, assim, uma tentativa de compreender e explicar o
Maciel em profundidade, ressaltando a maneira de ser de seus moradores:
suas expectativas sociais e perspectivas existenciais - a subcultura
divergente que lhe é própria.
FONTES, Nancy Rita Vieira
A bela esquecida das letras
baianas: a obra de Anna Ribeiro
Orientador: Profa Dra Ívia Iracema Duarte Alves
Salvador, 1995.
Mestrado em Letras/UFBA
Resumo: Este trabalho tem por finalidade o resgate e a análise
da produção literária e paraliterária
de Anna Ribeiro de Góes Bittencourt (1843-1930), autora baiana
cujo nome se impõe pela quantidade e variedade da sua produção
intelectual: romances éditos e inéditos, poemas, artigos,
juízos críticos sobre romances, além de um
livro de memórias.
Traça-se a história de vida da autora a fim de caracterizar
o contexto histporico-social em que ela viveu, registra-se a sua
atuação como articulista das revistas de mulheres,
faz-se um inventário da sua produção intelectual,
catalogando-a por gênero e por temas que melhor a caracterizam,
evidenciando o meio literário baiano de seu tempo e, principalmente,
avaliando os seus escritos mais relevantes.
A abordagem dada a este estudo se filia à busca dos estudos
de gênero em evidenciar a literatura feita por mulheres durante
o século XIX. A seleção das obras literárias
através de critérios androcêntricos promoveu
a invisibilidade da produção feminina, que, por ser
uma voz dissonante e alternativa em relação aos modelos
ditos canônicos, permanece alheia às histórias
literárias deste século.
Tornar transparente essa produção, desvelar as primeiras
incursões literárias das escritoras baianas e detectar
a importância documental desta produção através
de uma leitura ancorada na metodologia de gênero, enfim, contribuir
para que as lacunas da historiografia literária baiana possam
ser preenchidas, constituem em fins últimos deste trabalho.
FREITAS, Joseania
Miranda
Museu do Bloco Afro Ilê
Aiyê: um espaço de memória e etnicidade
Orientador: Prof. Dr. Rogério Cunha de Campos
Salvador, 1995
Mestrado em Educação/UFBA
Resumo: Esta dissertação refere-se a uma pesquisa-ação
junto ao Bloco Afro Ilê Aiyê, com o objetivo de implantar
o seu museu, incorporando as questões étnicas à
prática museológica, a partir do estudo da ação
educativa do Movimento Negro Organizado. O Ilê Aiyê
é o primeiro bloco afro de Salvador, se constitui num grupo
organizado de ação e consciência negra.
Nas diversas fases de elaboração do museu houve uma
preocupação em manter a dinâmica cotidiana de
bloco, considerando o ciclo de eventos constante em seu calendário
fixo anual. Este ciclo reflete as preocupações básicas
do grupo com relação à criação
e recriação de elementos singulares que marcam a construção
de um processo de afirmação de uma identidade especificamente
negra, reelaborada a partir da ancestralidade africana, realimentada
no Candomblé.
Nesta perspectiva, o entendimento do processo museológico
vivenciado teve como ponto de partida a necessidade de desligamento
da visão elitista e etnocêntrica que tem permeado a
Museologia. Considerando a diversidade humana e o contexto pluricultural,
buscou-se a construção de práticas que levassem
a concepções de museu como espaço educativo.
GARCIA, Sônia Maria Chada
A música dos caboclos:
o Ilê Axé Dele Omi
Orientador: Prof. Dr. Manuel Veiga
Salvador, 1996.
Mestrado em Música/UFBA.
Resumo: Os caboclos, geralmente identificados com espíritos
de índios brasileiros, ocupam um lugar privilegiado no panteon
nacional. Atualmente são cultuados na quase totalidade das
casas de Candomblé de Salvador, que os consideram como entidades
brasileiras no mesmo nível dos Orixás africanos.
O Candomblé de Caboclo é um culto afro-brasileiro,
com temática indígena. Tem características
próprias, sua música, danças, oferendas, trabalhos,
representando um papel importante na vida religiosa tanto das pessoas
que o praticam quanto das casas em que é cultuado.
Esta dissertação, a primeira a tratar extensamente
da música dos Candomblés de Caboclo baianos, em seu
contexto, concentra-se (Parte I) na etnografia de uma festa de Caboclo
no Ilê Axé Dele Omí. Os aspectos gerais do Candomblé
de Caboclo, do Dele Omí e da festa de Caboclo são
tratados nessa primeira parte. A música, sua análise,
classificação funcional e associação
ao transe constituem a Parte II. Precede a abordagem do texto propriamente
dito, um extenso glossário de 180 termos e locuções,
assim como seguem, em três anexos, no final do volume, 134
transcrições de cantos coletados, selecionados para
análise, os respectivos textos e ilustrações
fotográficas, tudo resultante de dezoito meses de trabalho
de campo.
GOMEZ, Sérgio Luís Cerviño Rivero
Lembranças da Bahia:
imagens e miragens na cidade de Carlos Vasconcelos Maia
Oreintador: Profª Mirella Márcia Longo Vieira Lima
Salvador, 2000.
Mestrado em Letras / UFBA
Resumo: O presente trabalho busca refletir sobre as relações
entre urbanismo, universo social, cultura, natureza e tempo histórico,
a partir da análise de dois contos do escritor baiano Carlos
Vasconcelos Maia: O homem e as vitrines, sua segunda versão,
É Natal! É Natal e Antes do segundo marcado. No primeiro
conto, o espaço da Aveenida Sete de Setembro é visto
como lugar em que as significações históricas
e ideológicas refletem-se no destino da personagem. O espaço
de tempo entre uma e outra versão do conto possibilita análises
complementares e significativas. Nesse texto, encontra-se a síntese
da representação que Vasconcelos Maia faz da cidade
moderna, concebida por ele como um espaço de onde são
excluídos os valores humanistas que deveriam orientar a arquitetura
social. No segundo conto analisado, Vasconcelos Maia representa
uma cidade, onde natureza e cultura estão em permanente contradição
e intenso conflito. A ausência de equilíbrio entre
forças antagônicas conduz a personagem a experimentar
situações limítrofes. Aqui, voz de personagem
e voz de autor confundem-se, deixando o leitor entrever, na ficção,
aquilo que o autor idealiza para a arquitetura humana.
LACERDA, Ayeska Paula Freitas de
Presença, revista para
moças - um lugar para leitoras e escritoras do pós-guerra
Orientador: Profª Ívia Alves
Salvador, 2000.
Mestrado em Letras / UFBA
Resumo: A dissertação recupera a segunda revista baiana
escrita por mulheres e dirigida por mulheres. Dá um painel
cultural do período de pós-guerra e dá conta
das leituras aconselhadas para as mulheres baianas. Essas escritoras
correspondem às primeiras formandas da Faculdade de Filosofia
e muitas delas se notabilizaram no cenário baiano e
nacional.
LIMA,
Paulo Costa
O Ensino de Composição
Musical: A Pedagogia de Ernst Widmer
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Coelho Borges Farias
Doutorado em Educação/UFBA
Resumo: Descrição
e análise de um processo de investigação realizado
em torno da pedagogia da composição musical desenvolvida
por Ernst Widmer ao longo de sua atuação como professor
de Composição na Universidade Federal da Bahia (1963-1987),
buscando a identificação dos elementos essenciais
desse objeto, o acompanhamento de possíveis transformações
ou permanências ao longo do período e uma avaliação
das relações estabelecidas entre o processo de ensino/aprendizagem
e a produção composicional e teórica concomitante.
A investigação
desenvolveu-se a partir de três direções complementares:
1. a análise dos escritos de Widmer e a identificação
dos vetores temáticos relevantes à pesquisa, presentes
no discurso do mestre; 2. a reconstrução da vivência
pedagógica a partir das representações dos
ex-alunos; 3. a identificação de elementos da teoria
composicional de Widmer, através da análise de suas
composições musicais, contextualizando, dessa forma,
os vetores temáticos identificados pela inspeção
dos textos e pelas construções dos ex-alunos.
As observações
e análises realizadas apontam para uma experiência
integralizadora, onde discurso, vivência pedagógica
e atividade composicional desempenhavam papéis relevantes,
apresentando um alto grau de afinidade, permitindo, dessa forma,
o emprego de termos utilizados pelo próprio Widmer para a
construção de um único arcabouço sintético
tridirecional: organicidade, relativização e unificação
das perspectivas pedagógica e composicional. Aspectos distintos
do objeto, tais como a atitude básica do professor, o cotidiano
de sala de aula, os processos de avaliação, o tratamento
composicional dado ao discurso, ou mesmo a diversificação
de soluções composicionais, a partir de idéias
básicas derivadas de determinados conjuntos, todos eles puderam
ser ressignificados a partir dessas três direções
de síntese.
Observou-se
ainda, tanto no discurso de Widmer quanto no universo da sua escrita
musical, uma tendência para a flexibilidade e abrangência
- o compromisso radical de vanguarda com a idéia de contemporaneidade
cedendo espaço à relativização, a perspectiva
de estrangeiro dando origem a uma visão diferenciada tanto
da nossa cultura quanto da tradição européia.
Essa busca de relativização, que não apenas
reverberou, mas foi também originada no âmbito das
práticas pedagógicas, coincidiu paradoxalmente com
o desenvolvimento progressivo de um repertório heterodoxo
de estratégias e procedimentos de ensino, cuja elaboração
remete a um trabalho conjunto efetuado com os próprios alunos
ao longo do percurso, reforçando, dessa maneira, o cultivo
de uma atitude pedagógico-existencial visando permitir que
o singular em cada um se manifestasse e se desenvolvesse.
LIMA,
Paulo Costa
Entre Superfície e Estrutura:
As Estratégias Octatônicas de Ernst Widmer
Orientador: Prof. Dr. José Eduardo Gandra Martins
Doutorado em Artes/ECA-USP
Resumo: Descrição
e avaliação crítica de um processo de investigação
realizado em torno da recuperação de elementos dos
sistemas de decisão composicional desenvolvidos por Ernst
Widmer (1927-1990) em obras que utilizam a escala octatônica
como ferramenta composicional básica, através de procedimentos
analíticos derivados da teoria pós-tonal e do tematicismo,
mapeando possíveis relações entre aspectos
estruturais e de superfície, e relacionando alguns dos elementos
de teoria composicional assim recuperados a níveis mais abrangentes,
quase narrativos, característicos do percurso widmeriano,
tocando na questão da construção de identidade
composicional.
A investigação
desenvolveu-se a partir de oportunidades de problematização
analítica e teórica oferecidas pela Sonata op. 122,
Monte Pascoal, para piano solo, dando origem à construção
de uma análise pormenorizada desta peça, partindo
do mapeamento das vinculações ao universo octatônico
de referência e caminhando na direção de um
verdadeiro deciframento das derivações motívico-melódicas
e das transformações dos conjuntos de classes de notas.
Etapas posteriores da análise cuidaram da conexão
entre os dados assim produzidos e os domínios do planejamento
rítmico-textural, espacial e de intensidade, assim como de
uma avaliação da narrativa associada à obra.
Essa análise pormenorizada produziu uma série de vetores
temáticos, que foram posteriormente projetados em várias
outras peças do período de maturidade de Widmer, consolidando
algumas das interpretações e metodologias analíticas
desenvolvidas anteriormente.
As observações
e análises realizadas apontam para a existência de
todo um período da produção widmeriana dedicado
prioritariamente às construções octatônicas,
sendo perfeitamente possível resgatar linhas de transição
e de continuidade estabelecidas a partir da produção
antecedente, até a preferência ancestral pelos tricordes
(014) e (025), assim como, identificar nas últimas obras
do compositor, estratégias composicionais que já representam
uma transformação e afastamento dos procedimentos
tipicamente octatônicos. Do ponto de vista da construção
de identidade composicional, a elaboração dos sistemas
composicionais de orientação octatônica representa
uma etapa significativa da "travessia composicional" realizada
por Widmer desde a Suíça até a Bahia, fazendo
reverberar os ideais de organicidade e relativização
tão caros ao compositor.
LIMA, Vivaldo
da Costa
A família-de-santo nos
Candomblés Jeje-Nagôs da Bahia: um estudo de relações
intra-grupais
Salvador, 1977
Mestrado em Ciências Humanas / UFBA
Resumo: Procuro,
estudando os grupos de Candomblé, relacionar os planos religiosos
e rituais de sua estrutura com o comportamento de seus membros na
estrutura social mais ampla, analisando ainda, com os dados disponíveis
da pesquisa de campo, os sistemas organizacionais das casas-de-santo
e a estratificação mais ou menos rígida de
suas hierarquias.
Tento, para
isso, examinar a expressão família-de-santo como uma
hipótese de explanação, utilizando a referência
popular corrente nesses grupos com o reconhecido valor semântico
do termo família, enfatizando, na estrutura desses sistemas,
os aspectos classificatórios do parentesco de santo, os papéis
sociais do pai ou da mãe dos terreiros, seu relacionamento
com seus filhos e filhas e a relação desses "filhos"
entre si.. A solidariedade familiar do grupo e as expectativas dos
papéis; a autoridade e a disciplina exercida pelos pais e
mães sobre os filhos; as interdições prescritivas
- o tabu do incesto especialmente - enfim todos os aspectos estruturais
e funcionais do grupo que o fazem enquadrar-se, de certa maneira,
na categoria do que, de um ponto de vista antropológico,
bem se pode chamar de uma família.
Este trabalho pretende, assim, colocar o problema singular da duplicidade
familiar existente numa classe social em que freqüentemente
a família-de-santo, o grupo religioso do candomblé,
portanto, é uma força efetiva de socialização,
de prestígio e de mobilidade dentro da classe e da sociedade
global.
MAGALHÃES,
Luiz Cesar Marques
A música do povo calado:
um estudo do Toré Kiriri
Orientador: Prof. Dr. Manuel V. Ribeiro Veiga Jr.
Salvador, 1994.
Mestrado em Música/UFBA
Resumo: A palavra Toré foi usada para denominar certos instrumentos
de sopro desde a época colonial. Mas Toré também
é uma cerimônia religiosa não apenas dos índios
Kiriri, mas de outros grupos indígenas do Nordeste Brasileiro.
Para a cerimônia do Toré existe um repertório
especial que chamamos de "cantigas do Toré".
Este trabalho tem como foco as cantigas do Toré, a maior
parte do repertório. Elas foram abordadas em três diferentes
ângulos: 1. Pesquisa da sua genealogia, origens e influências.
2. Pesquisa das relações entre música e sociedade.
3. Pesquisa das estruturas sonoras e das relações
internas dos sons das cantigas.
MAC-ALLISTER
DA SILVA, Mônica de Aguiar
Shopping Center na Subversão
do Consumo - Uma Versão da Cidade do Salvador
Resumo: Reflexão acerca das relações entre
shopping centers e cidades, particularmente sobre os Shopping Center
Iguatemi e Piedade sobre a Cidade do Salvador, aquela que é
realizada por seus usuários. Permeia esta reflexão
a crença de que o consumo implica em conhecimento e, em correlato,
realização. A prática do consumo é então
tomada como elemento de realização dos shopping centers
e, por conseguinte, de inserção destes na cidade de
cada um. Esta versão é verificada para os Shopping
Centers Iguatemi e Piedade, na estreita relação que
mantêm com a Cidade do Salvador. Neste contexto o Shopping
Piedade é destacado não só pelo consumo que
nele acontece, mas, principalmente, por ser consumido como Lugar,
indicando a subversão de uma ordem da Cidade do Salvador
que se projetou para o Vale do Camurujipe, tendo o Shopping Center
Iguatemi como protagonista. O consumo assim revolucionário
não se restringe, contudo, ao Shopping Piedade e faz também
do Shopping Iguatemi um indicativo de que a Cidade do Salvador está
sujeitas a constantes subversões de suas ordens.
MORAIS, Ana Angélica Vergne de
Sant'Anna dos Olhos d'Água:
resgate da memória cultural e literária de Feira de
Santana (1890-1930)
Orientador: Profa Dra Ívia Iracema Duarte Alves
Salvador, 1998
Mestrado em Letras/UFBA
Resumo: A nossa pesquisa teve como objeto a construção
literária da cidade de Feira de Santana, em um trabalho de
investigação de sua memória, no período
de 1890 a 1930, intitulado Sant'Anna dos Olhos d'Água. Fundamenta-se
na pesquisa em periódicos, ancorada no jornal Folha do Norte
(1909), especialmente, na coluna de Arnold Silva - cerca de 250
crônicas -, na qual está o resgate da história
cultural de Feira de Santana desde 1890. Além desta coluna,
aumentamos o campo com os textos de outras seções
do referido periódico. Reunimos todos os dados histórico-culturais
e produções literárias (de 1890 a 1930) e tomamos
essas três perspectivas como eixo de cada capítulo.
Fizemos a leitura, sem análise, de todos os textos resgatados;
em seguida, catalogamos, classificamos e descrevemos o material.
NASCIMENTO, Karina Rego
Movimento Caderno da Bahia
Orientador: Profª Ívia Alves
Salvador, 2000.
Mestrado em Letras / UFBA
Resumo: A dissertação recupera a primeira revista
baiana que procura privilegiar a cultura negra e popular da Bahia.
Escrita entre 1948 e 1950, desse periódico saem vários
intelectuais que irão atuar na cidade e no país. Os
principais são: Vasconcelos Maia (escritor), Darwin Brandão
e Ademir Cunha de Miranda (críticos literários). Também
os diretores deram muito apoio e divulgação aos artistas
plásticos Mario Cravo e Carlos Bastos.
NETO, Isaias
de Carvalho S.
Centralidade Urbana - Espaço
e Lugar: Esta Questão na Cidade de Salvador
Resumo: Contribuição para o estudo sistemático
de centros urbanos, com o objetivo de compreender-se a dinâmica
interna de cidades a partir de hipóteses não necessariamente
vinculadas à lógica de classes. Examina, como teste
empírico, o caso de Cidade de Salvador enquanto capaz de
representar um sistema de comunicação. Utiliza idéias
de que os agentes causadores das transformações nas
cidades não são capazes de estabelecer proféticas
previsões sobre o que se passa nas cidades. Sem negar que
as leis que regem a produção do espaço urbano
da capital baiana são as mesmas que sustentam o processo
nas demais cidades capitalistas, o estudo concentra-se na percepção
do centro da Cidade de Salvador como eixo temático. Com a
dualidade Espaço/Lugar relacionada ao conceito de "centro"
de cidades, desenvolve-se a análise do processo de planejamento
urbano, suas repercussões no noticiário e nas formas
de uso e apropriação das áreas centrais de
Salvador. Na conclusão a partir da indicação
de Praça como ponto focal da cidade, surge o exemplo da interpretação
insólita, não subordinada à expectativa definida
pela mesma lógica vista em outras capitais brasileiras.
OLIVEIRA, Aline Paim de
A Paladina do Lar: escrita
feminina baiana (1910-1917)
Orientador: Profª Ívia Alves
Salvador, 2000.
Mestrado em Letras / UFBA
Resumo: A dissertação resgata a produção
literária escrita por escritores e escritoras das duas primeiras
décadas do século vinte. A revista dirigida por mulheres
e para mulheres, teve a proteção do Mosteiro de São
Bento e teve uma tiragem mensal de 1910 a 1917.
OLIVEIRA, Anatólio
Batista de
Educação
e classes sociais - a reprodução dos valores sociais
através de agências educacionais em Salvador
Orientador: Profª Drª Maria de Azevedo Brandão
Salvador, 1979
Mestrado em Educação/UFBA
Resumo: A educação no contexto social, seu interrelacionamento
com as classes sociais e subordinação à classe
dominante. A educação como agente de transmissão
dos valores sociais e da ideologia de classe. Análises de
agências educacionais de elite e dos valores sociais e processos
por ela utilizados na inculcação dos mesmos em duas
fases econômicas distintas. A dissertação inclui
como quadro de referência um esboço do contexto sócio-econômico,
cultural e educacional baiano de 1870 a 1970.
PASSOS, Elizete
Silva
A educação
das virgens: um estudo do cotidiano do Colégio Nossa Senhora
das Mercês
Orientador: Prof. Dr. Cipriano Carlos Luckesi
Salvador, 1994
Doutorado em Educação/UFBA
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar o significado da prática
educativa das Ursulinas, tendo como espaço empírico
de estudo o cotidiano do Colégio Nossa Senhora das Mercês,
no período que vai de 1897 a 1956. É um estudo da
formação do caráter feminino através
das mentalidades que atravessaram sua prática educativa e
como elas eram usadas na formação do caráter
feminino.
O Colégio Nossa Senhora das Mercês é uma instituição
educacional, sediada na cidade de Salvador, na Bahia, e faz parte
das obras da Ordem de Santa Úrsula.
PERRONE, Maria
da Conceição Costa
Os caboclos de Itaparica: História,
Música e Simbolismo
Orientador: Prof. Dr. Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior
Salvador, 1996.
Mestrado em Música/UFBA
Resumo: Na cidade de Itaparica, existe uma manifestação
anual de cunho popular e nativista, realizada há quase seis
décadas, durante os festejos do Sete de Janeiro, celebração
local da Independência. A representação é
conhecida como "Caboclos de Itaparica".
Os caboclos de Itaparica são abordados na dupla perspectiva
de música em contexto, com suas inter-relações,
e da música em si mesma.
QUEIROZ, Delcele
Mascarenhas
Mulher negra: trabalho e educação
Orientador: Profª Iracy Silva Picanço
Salvador, 1996
Mestrado em Educação/UFBA
Resumo: O objetivo desta dissertação foi investigar
a articulação entre as categorias gênero e raça,
e práticas como trabalho e educação, na perspectiva
de compreender o significado da educação para a mulher
negra na sua relação com o mundo do trabalho.
A pesquisa se desenvolveu com um grupo especial de mulheres negras,
ocupadas no comércio, numa cadeia de lojas, situada na RMS
- Região Metropolitana de Salvador, espaço onde o
grupo negro é dos mais significativos, tanto no conjunto
da população quanto na força de trabalho. A
rede onde está empregado o grupo tem como característica
o uso da mão-de-obra da mulher negra, desde a sua instalação,
na década de 50.
QUEIROZ, Milena Britto de
A produção literária
de Amélia Rodrigues
Orientador: Profª Ívia Alves
Mestrado em Letras / UFBA
Resumo: A dissertação traça a biografia da
autora baiana e analisa o romance folhetim O mameluco, resgatada
do jornal de Santo Amaro, Echo Santamarense. A autora faz as articulações
entre os discursos que percorriam o país sobre o índio,
além de analisar a região geopolítica do recôncavo
baiano na segunda metade do século dezenove.
SANTOS, Eurides de Souza
O Cancioneiro de Canudos
Orientador: Profa Dra Ângela Elisabeth Lühning
Salvador, 1996.
Mestrado em Música/UFBA
Resumo: O Cancioneiro de Canudos é uma coletânea de
músicas, fatos e imagens de um povo sertanejo que tem uma
história centenária, escrita em três atos:
- fundação do arraial de Canudos por Antônio
Conselheiro em 1893 e destruição pela guerra em 1897;
- repovoamento do arraial pelos sobreviventes da guerra a partir
de 1909 e nova destruição pelas águas do açude
de Cocorobó em 1969
- implantação do município de Canudos em 1985
e renascimento histórico-memorial.
Sob estes três ângulos, a pesquisa focaliza Canudos
- episódio histórico e cidade sertaneja - retratando
as suas características musicais, seus músicos, seu
repertório significativo e sua presença no cenário
da música tradicional brasileira como um todo.
SANTOS, Osmar Moreira dos
Um banquete antopofágico:
violência originária e táticas de negociação
cultural emergentes no Brasil
Orientador: Profª Evelina Hoisel
Salvador, 2001
Doutorado em Letras / UFBA
Resumo: Trata-se da emergência de uma cena da Bahia pré-histórica
que retorna na textualidade e "dobras" barrocas para compor
um lugar teórico fundamental para o cinema de Glauber, a
canção de Caetano Veloso e o romance Viva o povo brasileiro,
de João Ubaldo Ribeiro. Lugar teórico porque, ao adotar
estratégias de transmutar metáforas em conceitos,
conceitos em metáforas, o cinema da fome se transformaria
num manual de ciência política que tanto põe
em transe a estética e a política quanto relativiza
a noção de produção derivada do materialismo
histórico e dialético. O mesmo acontece com a canção
de Caetano Veloso que, ressignificando os apelos do cinema da fome,
assume o "pão e circo" como a condição
de possibilidade para se pensar uma outra política da subjetividade,
num contexto de mercantilização da cultura, e propor
o disco como o outro, à diferença do livro, o lugar
de expressão cotidiana marcada pela afirmação
da cultura negra. Em Viva o povo brasileiro, teríamos um
radical questionamento da historiografia literária e da literatura
e, ao mesmo tempo, a afirmação dos relatos, histórias
de vida, falas dispersas e intempestivas que explodem das "culturas
vividas". Esse movimento de transvanguarda coloca a cidade
da Bahia como a metrópole revolucionária de uma região
intervalar do planeta que Oswald de Andrade, em sua revolução
caraíba, chamaria de "anel equatorial": uma força
ativa que desloca permanentemente as formas de dominação
que circulam "acima" e "abaixo" dos trópicos
de Câncer e de Capricórnio.
SENNA, Ronaldo de Salles.
Garimpo e religião na
Chapada Diamantina: um estudo do Jarê - variante regional
do sincretismo Candomblé de Caboclo-Umbanda
Salvador, 1973.
Mestrado em Ciências Humanas / UFBA
Resumo: A finalidade deste trabalho é demonstrar, através
de uma explicação analítica exemplificada,
a mudança que sofre a manifestação da religiosidade
de uma seita quando em contato com uma realidade sócio-econômica
diferenciada do meio social que a constituiu.
Não pretendemos mostrar, no entanto, a formação
histórica de uma ritualística exclusiva, simplesmente
por uma análise conômico-cultural da sociedade observada,
mas procuramos separar, dentro do contexto religioso, o sagrado
e o operacional, cuja coexistência, embora não determine
o surgimento e a formação de uma religião original,
constitui o fator básico da particularidade sectária.
Apesar de a abordagem sociológica do processo de relações
econômicas da região preceder o enfoque etnolingüístico
do Jarê, dele não está desvinculado. Esta norma
metodológica fez-se necessária, para que conseguíssemos
vincular o garimpo ao Jarê, dentro da percepção
sócio-antropológica que consideramos, isto é,
a operacionalidade religiosa, que difere da organização
social da seita e dos ritos de sacralidade internos. Apenas desta
forma vimos a possibilidade de unir o homem frente à economia
com o homem frente ao sagrado, como está proposto no próprio
título da tese.
SILVA, Cândido da Costa e
Roteiro da vida e da morte
- um estudo do catolicismo no sertão da Bahia
Orientador: Prof. Luís Henrique Dias Tavares
Salvador, 1977.
Mestrado em Ciências Humanas / UFBA
Resumo: O trabalho que apresentamos está comprometido com
o que nos propôs, em 1973, o Mestrado em Ciências Humanas:
"o tema central do Curso será 'A Cultura do Sertão'
em torno da qual os alunos desenvolverão suas teses".
No mapa do sertão, operamos um primeiro corte como hipótese
de trabalho. Destacaríamos apenas três freguesias historicamente
desdobradas uma da outra: Jeremoabo, Cícero Dantas e Paripiranga.
Esta foi a primeira escala da viagem para levantamento da documentação
escrita e sobretudo oral. Mostrou-nos de logo, a amplitude do campo
e os obstáculos sem conta para levar adiante a pesquisa.
Em Paripiranga contávamos com os familiares e uma teia de
relações que nos conduziam com relativa facilidade
aos pontos mais distantes, ao contato com pessoas de difícil
acesso. Demoramos aí. O sertão da Bahia tomou a proporção
de sua área. Vive a maioria dessa gente entregue ao amanho
da terra. Terra de fronteira ecológica, o agreste, e de fronteira
político-administrativa. A primeira alimenta o antigo conflito
entre a terra e a água. A segunda lhe vota ao esquecimento
dos governos que a ignoram em seus planos desenvolvimentistas. Vive
esquecida, mas não se deslembra de lutar por viver. Esse
isolamento em que a insularam o espaço, o progresso, e o
poder político, preservou, até nossos dias, a sua
herança cultural de que o catolicismo é expressão
significativa. Nele se firmou a nossa escolha, como o elemento de
maior peso.
SILVA, Rita de Cássia Maia da
Cor, cosmética e estilo:
os discursos de beleza negra na Bahia contemporânea
Orientador: Prof. Dr. Armindo Jorge de Carvalho Bião
Salvador, 1994.
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA.
Resumo: Este estudo aborda o fenômeno da Beleza Negra em Salvador,
em torno do qual são manipulados e valorizados elementos
cosméticos definidos etnicamente.
Para desenvolver a análise proposta identificamos três
focos distintos de interesses e proveitos tomados como base para
construção de tipos ideais: o midiático-empresarial,
representado pela TV Itapoan e o seu Concurso Beleza Black; o artístico-carnavalesco,
identificado na prática do bloco afro Ilê Ayê
e sua Noite da Beleza Negra; e o especificamente político
associado ao discurso desenvolvido pelo Movimento Negro Unificado,
MNU.
Destacamos a idéia de que a moda e outros elementos da ritualidade
são formas de legitimação de status e instrumentos
para o alcance dos mais variados objetivos grupais e pessoais.
SILVA, Suylan de Almeida Midlej
O pertencimento na festa: sociabilidade,
identidade e comunicação mediática no baile
funk "Black Bahia" do Periperi
Orientador: Prof. Dr. Marcos Palácios
Salvador, 1996.
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA.
Resumo: O trabalho investiga aspectos relacionados ao papel instituinte
da comunicação mediática no processo de construção
da identidade nos grupos representativos de novas formas de sociabilidade
emergentes na contemporaneidade. O ponto de partida é uma
discussão teórica, envolvendo temáticas como
a globalização e a desterritorialização,
especialmente no que se refere à sua dimensão cultural,
e ao papel dos meios de comunicação nesse processo;
a "nova sociabilidade" resultante desses fenômenos
e as características do chamado neotribalismo como forma
emergente de sociabilidade. A partir de alguns dos parâmetros
estabelecidos nessa primeira parte, utilizou-se o "Black Bahia",
um baile funk localizado em Periperi, zona periférica de
Salvador, como estudo de caso. Através de uma metodologia
etnográfica e participativa, buscou-se explorar o contraponto
local x global na caracterização do grupo e de seu
processo de construção identitária.
SILVEIRA, Marialda
Jovita
A educação
pelo silêncio: o feitiço da linguagem no candomblé
Orientador: Profª Drª Maria de Lourdes Netto Simões
Ilhéus, 1997
Mestrado em Educação/ UESC-UFBA
Resumo: A dimensão pedagógica das práticas
operadas no Ilê Axé Ijexá, terreiro de candomblé
de tradição africano-brasileira, é vista a
partir da compreensão do estatuto que a linguagem do silêncio
possui entre os falantes dessa comunidade. A investigação
é construída a partir do resgate epistêmico
do conhecimento comum e da educação, em uma comunidade
cujo ethos se distancia dos padrões religiosos dominantes
e dos espaços educativos tradicionais. O estudo toma o silêncio
como um símbolo da vida cotidiana do terreiro, e como discurso
matriz, porque herança da tradição africana
que reflete importantes indicadores para a compreensão do
espaço pedagógico ali emergente. O silêncio,
enquanto discurso, consolida-se como elemento de valorização
ética na comunidade, como resistência a valores culturais
hegemônicos e como espaço de construção
de conhecimento, traduzido na edificação de novas
formas do sujeito estar na sociedade, de relacionar-se com o outro
e de construir estratégias de vivência no coletivo.
Em suas dimensões simbólica e discursiva, o silêncio
aponta para a configuração de novos conteúdos
educacionais e para um modo singular do sujeito interpretar a sua
experiência e representar o mundo.
SIMÕES, Isa Maria Drummond.
O preto baiano nos romances
de Jorge Amado
Salvador, 1973.
Mestrado em Ciências Humanas / UFBA
Resumo: De posse de dados teóricos sobre a Sociologia da
Literatura, procedeu-se à escolha de uma das modalidades
para o desenvolvimento do presente trabalho. Foi escolhida a que
lato sensu se denomina sociologia da obra. E a obra, a ser investigada
do ponto de vista sociológico, a de Jorge Amado. No entanto,
a sociologia da obra, como foi visto, é desdobrável
em muitos aspectos e, ainda aqui, foi necessário uma seleção.
Esta recaiu sobre o aspecto "mais simples e mais comum",
"aquele que reside no estudo das obras literárias enquanto
documentos sociais".
Tomando como documento (observando-se todas as restrições
que podem ser feitas a um texto literário como documento)
a obra de Jorge Amado, foi feito o estudo descritivo do preto da
cidade da Bahia.
Embora o aspecto puramente literário seja aqui o de menor
relevância, dois pontos há que merecem consideração,
mesmo em se tratando de Sociologia da Literatura. Como o tema central
do trabalho são os pretos, vale a pena indagar sobre a existência
de uma literatura negra no Brasil e, ainda, em que medida Jorge
Amado pode ser considerado como intérprete de pretos baianos.
SOUZA, Iracema
Luiza de
Egbé Kékeré
Iya Obá-Biyi
Orientador: Prof. Dr. Nelson Rossi
Salvador, 1977
Mestrado em Educação/UFBA
Resumo: A dissertação procura responder às
seguintes indagações:
Que especificidades podem ser detectadas no discurso de crianças
e adolescentes integrantes de uma comunidade culturalmente negra
de Salvador? Nessas especificidades, qual o papel desempenhado por
uma "segunda língua transmitida", sabido que ela
é expressão de um mundo cultural paralelo? Qual a
relação dessas especificidades com a repetência
e a evasão escolares?
Este trabalho se vincula à Lingüística quando
pretende estudar o discurso de uma população determinada,
tentando investigar, também, a relação iorubá/português
e a possibilidade de interferência de uma língua sobre
a outra. Por outro lado, vincula-se à Educação,
quando pretende identificar possíveis problemas de aprendizagem
da população em pauta, partindo da pressuposição
de que os representantes de culturas minoritárias, quando
em idade escolar, são vítimas da inconsciente ação
discriminadora exercida pela pedagogia oficial, a qual tem como
função prioritária legitimar a cultura que
lhes confere poder.
SOUSA, Ricardo Pamfilio de
A música na Capoeira:
um estudo de caso
Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Jr.
Salvador, 1998.
Mestrado em Música/ UFBA
Resumo: "A música na Capoeira: um estudo de caso"
faz uma abordagem de usos e funções de cantigas do
universo musical da Capoeira a partir de dados coletados no Grupo
Cultural de Capoeira Angola do Acupe, em Salvador, grupo este que
trabalha basicamente com crianças.
SOUZA, Angela
Marinho Gordilho
Invasões e Intervenções
Públicas: Uma Política de Atribuição
Espacial em Salvador, 1946 - 1989
RESUMO
Estudo acerca da interação entre os agentes do processo
de estruturação do espaço urbano contemporâneo
- Capital, Estado e Trabalho - tomando como ilustração
a Cidade do Salvador, analisando tal processo através do
fenômeno das invasões. A consideração
de aspectos estruturais, conjunturais e particulares permite identificar
a importância das invasões na evolução
espacial da cidade e e compreender a dinâmica entre invasões
e intervenções públicas.
topo
Internet
http://www.censocultural.ba.gov.br/
Censo Cultural da Bahia
http://www2.uol.com.br/simbolo/raca/0999/500anos_01.htm
Esta festa é nossa? - Especial da revista Raça Brasil
sobre o papel do negro na formação da identidade cultural
brasileira
http://www.racismonocarnaval.com.br/
Site sobre
o movimento negro na Bahia e identidade cultural negra no estado
http://www.uesc.br/projetos/literatura/litregiao.htm
A Ficção
da Região Cacaueira baiana: questão identitária
- Ensaio
http://www.capoeiraarts.com/articles/index.html
Artigos
em inglês sobre a capoeira
Secretaria
da Cultura e Turismo
http://www.sct.ba.gov.br/
http://www.usp.br/ccs2/revistausp/n28/fjjreistexto.html
QUILOMBOS E REVOLTAS ESCRAVAS NO BRASIL
http://www.as.miami.edu/las/Needell.html
The Domestic Civilizing Mission: The Cultural Role of the State
in Brazil, l808-l930
http://www.salon.com/ent/music/feature/1999/05/26/tom_ze/index1.html
The politics
of plagiarism -- As a performer, Zé was the weirdest in a
weird movement
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