Confira também:

Pequeno catálogo de livros editados pela EDUFBA

A Bahia que gerou o Cineasta Glauber Rocha, tese de dutorado de Lindinalva Rubim.

Pequeno inventário das manifestações artísticas das comunidades de Salvador

 

Conexões & Referências:

Nossa equipe está realizando um trabalho de levantamento sobre material de estudo que discuta a questão da identidade cultural.

A idéia é criar uma lista de livros, vídeos, sítios virtuais e todo tipo de referência sobre esta questão.

Por enquanto, estas são as listas de materiais que compõem nossas conexões. Aguarde lista de audio visuais e multimídia.

1) Livros

2) Artigos e Ensaios

3) Teses e dissertações

4) Internet (novo)

Últimas inclusões:
Nossa lista de materiais continua crescendo. Confira abaixo algumas das inclusões desta semana. Ao clicar no nome do texto, você será remetido ao ponto em que ele aparece na listagem.

Inclusão do ítem Internet
Educação, História e Imagem: um estudo do Colégio Antônio Vieira através de uma coleção de negativos em vidro dos anos 20-30

 

Livros:

CARVALHO, Maria do Socorro Silva. Imagens de um tempo em movimento - Cinema e cultura na Bahia nos anos JK (1956-1961). Salvador: EDUFBA, 1999.

COSTA, Ana Alice Alcântara, ALVES, Ivia Iracema (orgs.) Ritos, Mitos e Fatos. Mulher e gênero na Bahia. Salvador: UFBA/NEIM, 1997.

COSTA, Ana Alice Alcântara. As Donas no Poder: Mulher e Política na Bahia. Salvador: UFBA/NEIM/Assembléia Legislativa da Bahia, 1998.

FÉLIX, Anísio e NERY, Moacir. Bahia, Carnaval. Salvador: Artes Gráfica, s/d.

FISHER, Tânia (org.). O carnaval baiano - negócios e oportunidades. Brasília: Edições SEBRAE, 1996.

FRANCO, Aninha. O Teatro na Bahia através da Imprensa: século XX. Salvador: FCIA/COFIC/FCEBA, 1994.

FREYRE, Gilberto. Bahia e Baianos. Salvador: Fund. Das Artes/Empresa Gráfica da Bahia, 1990.

GUERREIRO, Goli. A trama dos tambores - a música afro-pop de Salvador. São Paulo: Edições 34, 2000.

LEAL, Geraldo da Costa. Histórias de Salvador. Salvador: Estado da Bahia, 1996.

LISBOA JR., Luiz Américo. A presença da Bahia na Música Popular Brasileira. Brasília: MusiMed/ Linha Gráfica Editora, 1990.

LUZ, Marco Aurélio. Cultura negra e ideologia do recalque. Salvador: SECNEB, 1994.

OLSZEWSKI FILHA, Sofia. A fotografia e o negro na cidade do Salvador - 1840/ 1914. Salvador: EGBA/ Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1989.

RUBIM, Antonio Albino Canelas (org.). A ousadia da criação. Salvador, Edições Feito à Facom, 1999.

RISÉRIO, Antonio. Avant-garde na Bahia. Salvador: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 1995.

SANTOS, Milton. O centro da cidade do Salvador. Salvador: Livrarias Progresso, 1959.

SCALDAFERRI, Sante. Os primórdios da arte moderna na Bahia. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado/ FCEBA/ Museu de Arte da Bahia, 1997.

topo

 

Artigos e Ensaios:

ALMEIDA, Paulo Henrique de, PESSOTI, Gustavo Casseb. A evolução da indústia fonográfica e o caso da Bahia. Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 9, nº 4, p. 90-107, mar. 2000.

ARAÚJO, Ubiratan Castro de. A baía de Todos os Santos: um sistema geo-histórico resistente. Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 9, nº 4, p. 10-23, mar. 2000.

AZEVÊDO, José Sérgio Gabrielli de. Economia e Mercado de Trabalho na Bahia e RMS: uma abordagem de longo prazo. Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 10, nº 1, p. 49-67 jun. 2000.

BIÃO, Armindo Jorge. Teatro e negritude na Bahia. In: Meirelles, Márcio e Bando de Teatro Olodum. Trilogia do Pelô. Salvador: FCJA/ Copene/ Grupo Cultural Olodum, 1995.

BRANDÃO, Maria de Azevedo. Cidade e Recôncavo da Bahia. In: BRANDÃO, Maria de Azevedo (org.). Recôncavo da Bahia - Sociedade e economia em transição. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1998.

CARVALHO, Ana Lúcia Borges de, FREITAS, Mário André Soares de, CAMPANÁRIO, Paulo. Mudanças na dinâmica demográfica de Salvador e sua Região Metropolitana na segunda metade do século XX. Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 10, nº 1, p. 35-48, jun. 2000.

COUTO, Vitor de Athayde. O território do cacau no contexto da mundialização. Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 9, nº 4, p. 38-52, mar. 2000.

CUNHA, Sílvio Humbeto dos Passos. Resolve-me ou eu te devoro! Uma discussão sobre a falta de braços no Recôncavo Baiano. Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 10, nº 1, p. 21-34, jun. 2000.

DANTAS, Marcelo. Baiano teatro da vida. In: Meirelles, Márcio e Bando de Teatro Olodum. Trilogia do Pelô. Salvador: FCJA/ Copene/ Grupo Cultural Olodum, 1995.

FERNANDES, Ana e GOMES, Marco Aurélio A. de Filgueiras. Caminhos e descaminhos da requalificação do Pelourinho. In: Meirelles, Márcio e Bando de Teatro Olodum. Trilogia do Pelô. Salvador: FCJA/ Copene/ Grupo Cultural Olodum, 1995.

FREITAS, Antônio Fenando Guerreiro de. "Eu vou para a Bahia": a construção da regionalidade contemporânea. Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 9, nº 4, p. 24-37, mar. 2000.

FREITAS, Waldir Oliveira. Os Estudos Africanistas na Bahia dos anos 30. In: COSTA
LIMA, Vivaldo. Cartas de Edson Carneiro a Arthur Ramos. Salvador: Corrupio, 1987.

GODI, Antonio J. V. Dos Santos. Música afro-carnavalesca: das multidões para o sucesso da massa elétrica. In: SANSONE, Lívia e SANTOS, Jocélio Teles (orgs.). Ritmos em trânsito - Sócio-antropologia da música baiana. São Paulo/ Salvador: Dynamus Editorial/ Programa A Cor da Bahia/ Projeto S.A.M.B.A., 1997.

GOMES, João Carlos Teixeira. Presença do Modernismo na Bahia. In: Camões contestador e outros ensaios. Salvador, Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1979.

LIMA, Ari. O fenômeno Timbalada: cultura musical afro-pop e juventude baiana negro-mestiça. In: SANSONE, Lívia e SANTOS, Jocélio Teles (orgs.). Ritmos em trânsito - Sócio-antropologia da música baiana. São Paulo/ Salvador: Dynamus Editorial/ Programa A Cor da Bahia/ Projeto S.A.M.B.A., 1997.

MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Sociedade escravista e mercado de trabalho: Salvador - Bahia, 1850-1868. Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 10, nº 1, p. 12-20, jun. 2000.

MOURA, Milton Araújo. Produtora, Mercadora, Mercadoria - Uma Cidade para o Carnaval?. In: FISCHER, Tânia (org.). O Carnaval Baiano. Negócios e Oportunidades. Brasília : SEBRAE, 1996. p. 59-65.

MOURA, Milton Araújo. Organizações Populares, Cultura e Habitação em Salvador. In: GORDILHO-SOUZA, Ângela (org.). Habitar Contemporâneo - Novas Questões no Brasil dos Anos 90, Salvador, Mestrado em Arquitetura e Urbanismo UFBA, 1997. p. 225-236.

MOURA, Milton Araújo. O Nome da Cena: uma Reflexão sobre Violência e Espetáculo. In: BIÃO, Armindo et alii (org.). Temas em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade. São Paulo/Salvador : Annablume/JIPE-CIT, 2000. p. 55-68.

MOURA, Milton Araújo. World of Fantasy, Fantasy of World. Geographic Space and Representation of Identity in the Carnival of Salvador, Bahia. In: PERRONE, Charles & DUNN, Christopher: Chiclete com Banana: The Dialectics of Internationalization and Brazilian Popular Music. Florida : Florida Press University, 2001. p. 192-210.

MOURA, Milton Araújo. "Faraó, um Poder Musical", in Cadernos do CEAS n. 112, p. 20-39, Salvador, novembro/dezembro 1987.

MOURA, Milton Araújo. "Esses Pagodes Impertinentes... Algumas Reflexões sobre o Sofisticado e o Vulgar no Âmbito da Música Popular em Salvador", in Textos de Cultura e Comunicação n. 36, Salvador, FACOM/UFBA, 1996, p. 53-66.

MOURA, Milton Araújo. "O Carnaval como Engenho de Representação Consensual da Sociedade Baiana", in Cadernos CRH n. 24-25, Salvador, 1996, p. 171-192.

MOURA, Milton Araújo. "Quem Quer Comprar a Cara desta Cidade?", in Bahia Dados & Informações, Salvador, v. 8, n. 1, junho 1998, p. 25-32.

MOURA, Milton Araújo. "Quão Dessemelhante", in Bahia Hoje. Salvador, 23 abr. 1996.

MOURA, Milton Araújo. "Pagode é um Desdobramento da Pluralidade do Samba", in Bahia Hoje, Salvador, 27 set. 1996, p. A6.

MOURA, Milton Araújo. "Lugar de Carnaval", in Correio da Bahia, Salvador, 18 fev. 2001, Caderno Repórter, p. 6.

PINTO, L. A. Costa. Recôncavo: laboratório de uma experiência humana. In: BRANDÃO, Maria de Azevedo (org.). Recôncavo da Bahia - Sociedade e economia em transição. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1998.

RUBIM, Antônio Albino Canelas. A Bahia: a Comunicação e a Cultura dos Anos 50/60. Caderno do CEAS. Salvador: n. 1661, 1996.

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Comunicação, mídia e cultura na Bahia contemporânea. In: Bahia: Análise & Dados. Salvador, 9(4):74-89, março de 2000.

RUBIM, Lindinalva S. O. Cinema baiano e populismo. In: MELO, José Marques (org.) Populismo e Comunicação. São Paulo: Cortez, 1981, p. 151-166.

SANSONE, Lívia. Funk baiano: uma versão local de um fenômeno global? In: SANSONE, Lívia e SANTOS, Jocélio Teles (orgs.). Ritmos em trânsito - Sócio-antropologia da música baiana. São Paulo/ Salvador: Dynamus Editorial/ Programa A Cor da Bahia/ Projeto S.A.M.B.A., 1997.

SANTOS, Jocélio Teles. Divertimentos estrondosos: batuques e sambas no século XIX. In: SANSONE, Lívia e SANTOS, Jocélio Teles (orgs.). Ritmos em trânsito - Sócio-antropologia da música baiana. São Paulo/ Salvador: Dynamus Editorial/ Programa A Cor da Bahia/ Projeto S.A.M.B.A., 1997.

SANTOS, Milton. A rede urbana do Recôncavo. In: BRANDÃO, Maria de Azevedo (org.). Recôncavo da Bahia - Sociedade e economia em transição. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1998.

SCHAEBER, Petra. Música negra nos tempos de globalização: produção musical e management da identidade étnica - o caso Olodum. In: SANSONE, Lívia e SANTOS, Jocélio Teles (orgs.). Ritmos em trânsito - Sócio-antropologia da música baiana. São Paulo/ Salvador: Dynamus Editorial/ Programa A Cor da Bahia/ Projeto S.A.M.B.A., 1997.

SETARO, André. Do cinema na Bahia. O Retrato Fiel da Bahia. Fundação Cultural do Estado da Bahia, n. 13. Junho/Agosto, 1989.

SILVA, Suylan Midlej. O lúdico e o étnico no funk do "Black Bahia". In: SANSONE, Lívia e SANTOS, Jocélio Teles (orgs.). Ritmos em trânsito - Sócio-antropologia da música baiana. São Paulo/ Salvador: Dynamus Editorial/ Programa A Cor da Bahia/ Projeto S.A.M.B.A., 1997.

SILVEIRA, Renato da. O Jovem Glauber e a Ira do Orixá. Revista USP. São Paulo, n. 39. p. 88-115, mar-mai. 1989.p.28.

SILVEIRA, Walter da. A História do cinema visto da província. Coleção Walter da Silveira. Vol. 1. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1978.

SOUZA, Angela Godilho. Mudanças urbanas em Salvador no final do século XX. Bahia
Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 9, nº 4, p. 53-69, mar. 2000.

TEIXEIRA, Francisco, GUERRA, Oswaldo. 50 Anos da Industialização Baiana: do enigma a uma dinâmica exógena e espasmódica. Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, v. 10, nº 1, p. 87-98, jun. 2000.

topo

 

Teses e Dissertações

ALCOFORADO, Doralice Fernandes Xavier
As belas baianas: o feminino no conto popular
Orientador: Profa Dra Idelette Muzart Fonseca dos Santos.
João Pessoa, 1997.
Doutorado em Literatura Brasileira/Universidade Federal da Paraíba.

Resumo: Este trabalho apresenta uma análise descritiva de um conjunto de contos do ciclo "A Bela e a Fera", recolhidos da oralidade baiana, que, revelando significativa diversidade temático-estrutural, ensejou a sua classificação em cinco tipos. Definida a tipologia, analisam-se as categorias narrativas dos textos de cada tipo, buscando-se determinar o seu padrão narrativo. Em seguida, estuda-se a historiografia desse conto-tipo desde Apuleio, passando pelo conto de fada francês, pela literatura infanto-juvenil e por outros sistemas de signos que o veicularam realimentando o imaginário baiano. Enformando-se como história de mulheres, analisa-se, também, a representação da mulher e a permanência de "A Bela e a Fera" na sociedade moderna.

ALMEIDA, Stela Borges
Educação, História e Imagem: um estudo do Colégio Antônio Vieira através de uma coleção de negativos em vidro dos anos 20-30
Orientador: Prof. Dr. Antônio Fernando Guerreiro de Freitas
Salvador, 1999.
Doutorado em Educação/UFBA

Resumo: Esta investigação, um estudo da produção e representação das estruturas de autoridade em projetos pedagógicos, circunscreve-se no âmbito da historiografia educacional e analisa uma instituição religiosa - o Colégio Antônio Vieira, que se instalou no ano de 1911, na Cidade de Salvador, Bahia - através de uma coleção de imagens fotográficas produzidas, em sua maioria, em negativos em vidro, no período de 1920-1930.

Embora o projeto pedagógico jesuítico dispusesse de um expressivo volume de registros em fontes primárias e secundárias, entre eles, relatos em diários manuscritos, armários escolares, correspondências, revistas e publicações de natureza diversa, que também foram utilizados no percurso da investigação, considerou-se de especial valor a recuperação do arquivo de imagens fotográficas - muitas delas inéditas, esquecidas no sótão da biblioteca do colégio -, por dispor de informações sobre etnias, classes, indumentárias, gestos, expressões e poses que testemunham o rigor do projeto.

O suporte em análise - a coleção de negativos em vidro - recebeu um tratamento adequado, processo que exigiu longo tempo de organização, sistematização, acondicionamento e construção de eixos temáticos. Este processo encontra-se demonstrado nas diversas partes que compõem a narrativa desta investigação, acompanhadas de um conjunto de imagens fotográficas reveladas e do Catálogo do Acervo, elaborado com o propósito de permitir o dimensionamento do trabalho e constituir uma fonte de consulta para estudos posteriores.


ALVES, Lizir Arcanjo
Os tensos laços da nação: conflitos político-literários no segundo reinado
Orientador: Profª Drª Eneida Leal Cunha
Salvador, 2000
Doutorado em Letras / UFBA

Resumo: A partir da pesquisa em fontes primárias, jornais e revistas do século XIX, em sua maioria pouco exploradas até hoje, procura-se mapear as razões por que grande parte da produção literária de autores baianos dos meados do século XIX permanece à margem da historiografia literária brasileira. Três episódios, decorridos na Bahia, envolvendo poetas ligados ao Partido Liberal e representantes do governo conservador, constituem, nesta tese, a abertura para o estudo comparativo da vida cultural e política da época. Daí emergem polêmicas, além de obras diversas de autores hoje esquecidos, assim como as idéias que agitaram o período entre os anos de 1840 e 1860, quando se tentava definir a nacionalidade brasileira e consolidava-se a idéia de "pátria". Da análise resultam questões como os impasses criados por literatos e textos que destoam do programa oficial de nacionalização da literatura; as tensões, no Segundo Reinado, entre a Corte e as províncias "do Norte", especialmente Pernambuco e Bahia, e os problemas relativos à recepção das obras literárias, tanto pelo público leitor como pela crítica. São analisados prioritariamente os embates político-literários entre a Bahia e o Rio de Janeiro, veiculados pela imprensa, a partir dos quais melhor se compreende a complexidade da disputa pelas imagens da nacionalidade e pelo reconhecimento de uma produção literária desde então classificada como "de baixo valor estético". À tese interessa, primordialmente, o alto valor cultural, histórico e político dessa produção.

ARAGÃO, José Wellington Marinho de
Movimento Popular de invasão de terras em Salvador - 1979-1988
Orientador: Profª Drª Ruthy Nadia Laniado
Salvador, 1992
Mestrado em Ciências Sociais/UFBA

Resumo: Investiga-se, neste trabalho, o fenômeno das "invasões" de terra em Salvador, no período de 1979-1988, na perspectiva dos movimentos sociais urbanos, analisando-se a participação dos sujeitos populares tanto no ato de ocupação coletiva do solo como no levantamento de reivindicações dirigidas ao Estado. Analisa-se também o tipo de relação estabelecida com o Estado e suas ações, assim como as soluções encontradas pelo Poder Público. Considera-se também o envolvimento de outros setores da sociedade civil em solidariedade e apoio ao processo de luta do movimento popular, contribuindo para a construção de uma cultura política própria das camadas mais pobres da população urbana. Via de regra, estas são excluídas do sistema de poder, situando-se à margem do mercado formal de trabalho, e pouco participando da distribuição de bens de consumo e dos benefícios sociais do Estado.


ARAÚJO, Miguel Almir Lima
Educação e identidade cultural: a fecundidade das manifestações artístico-culturais na educação no processo de afirmação da identidade cultural
Orientador: Prof. Dr. Rogério Cunha de Campos
Salvador, 1996
Mestrado em Educação/UFBA

Resumo: Buscamos investigar no contexto histórico-cultural de alguns municípios da microrregião de Serrinha, Nordeste da Bahia, os sentidos e significados das expressões artístico-culturais que lhe são peculiares, notadamente a Cantiga de Roda e a Celebração do São João, como manifestações que caracterizam a identidade cultural, una e múltipla, composta de representações dinâmicas desses sujeitos e grupamentos humanos na ambiência de seu cotidiano.

Partindo desse eixo, a investigação rastreia a relação dessas manifestações com as práticas educativas das escolas, buscando compreender as tarefas atinentes à educação no processo de afirmação dos signos e símbolos que perfazem os traços configuradores da identidade cultural dos sujeitos e grupamentos humanos nos quais a escrita está imersa, mediante a relação dialógica entre o local e o chamado universal. Acentamos também a relevância da presença dessas manifestações artístico-culturais nas práticas educativas como repertórios que proporcionam mais vivacidade e sabor às mesmas.


BORGES, Adálvia de Oliveira
O processo de transmissão do conhecimento musical no Ilê Axé Opo Afonjá
Orientador: - Profa. Dra Ângela Lühning
Salvador, 1996
Mestrado em Música/UFBA

Resumo: O Candomblé da Bahia, depositário da tradição africana, tem no seu processo de transmissão do conhecimento musical o mesmo modo empregado por seus ancestrais, isto é, a transmissão através da oralidade. Os escravos para aqui vieram trazendo seus cantos, ritmos e danças dentro do coração e da memória e, através dessa transmissão oral, legaram para a posteridade a sua riqueza musical.

Procuramos nesse trabalho observar a continuidade do modelo e, ao mesmo tempo, descobrir as variações no que diz respeito às prováveis mudanças, inovações ou adaptações diante do processo de desenvolvimento cultural da sociedade como um todo e o que vem sendo feito para que uma comunidade religiosa não perca sua identidade e acompanhe as transformações.


BORGES, Ruy Brasileiro
A Sentinela em Pedra Furada
Orientador: Profa. Dra. Ângela Lühning
Salvador, 1997.
Mestrado em Música/UFBA

Resumo: A sentinela era um ritual fúnebre, típico de zonas rurais, no qual um morto era velado com rezas cantadas, sem qualquer tipo de acompanhamento instrumental, durante uma noite inteira. Este ritual, que era iniciado por volta das seis horas da tarde e concluído por volta das quatro horas da madrugada, tinha como propósito pedir pela salvação da alma de um morto.

Este trabalho foi o resultado de uma pesquisa de campo que teve como objetivo documentar, através de depoimentos e simulações, uma sentinela na forma como era praticada em uma região rural denominada Pedra Furada, localizada no município de Água Fria, na Bahia.


BRAGA, Ana Lívia Carvalho Figueiredo
A fotografia de família na Bahia do séc. XX - A criança, o carro e a velocidade
Orientador: Prof. Dr. Armindo Jorge Bião
Salvador, 1996.
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA.

Resumo: A fotografia enquanto uma prática artística, traz consigo representativa evolução ao olhar do homem contemporâneo. As evoluções tecnológicas empreendidas à câmara produziram uma inovação sensível ao ato de ver, sendo assim uma das invenções emblemáticas do Moderno.

A fotografia de família enquanto documento para a sociologia, a história, a antropologia e a filosofia, funciona como uma possibilidade de exercício para estas ciências, permitindo-lhes uma nova metodologia de leitura para os acontecimentos sociais.
A fotografia de criança com o carro na Bahia é um exercício metodológico, onde a presença de Walter Benjamin serve de suporte teórico indispensável para tal articulação, permitindo analisar a prática fotográfica no cerne da família, com seus personagens.

CAMPOS, Hélio José Bastos Carneiro de
Capoeira, do popular para a Universidade: uma trajetória de resistência
Orientador: Prof. Dr. Edivaldo Machado Boaventura
Iowa, USA, 1999
Doutorado em Educação Física/ American World University

Resumo: O estudo teve como objetivo investigar a Capoeira como uma manifestação sócio-cultural-esportiva, proveniente de uma classe escravizada, reprimida e discriminada pela sociedade brasileira, que conquistou o status universitário. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa e com características de um estudo histórico-descritivo, foi utilizada a análise de conteúdo, resultante da amostra composta de 14 Mestres e/ou Professores universitários de Capoeira.

Foram encontrados os seguintes resultados: 1) apesar de a capoeira ser considerada uma atividade marginal, sempre esteve presente na universidade; 2) existe divergência entre os entrevistados a respeito do conceito de que a Capoeira conquistou a universidade; 3) fica esclarecido que a Capoeira foi implantada na universidade através da iniciativa dos capoeiristas do estilo Capoeira Regional; 4) foi constatado que a principal resistência que a Capoeira encontrou para adentrar a universidade foi a da herança cultural; 5) a Capoeira conquistou a universidade pelo seu valor educativo e cultural; 6) a Capoeira na universidade tende a ser mais valorizada, porém existe receio de que ela evolua para o academicismo perdendo assim a sua essência.


CARDOSO, Luiz Antonio Fernando
Ente Vilas e Avenidas: Habitação Proletária em Salvador

Resumo:Esta dissertação tem como objetivo o estudo de alguns aspectos ligados à habitação proletária em Salvador, se atendo especificamente naqueles ligados aos fatores condicionaram o seu surgimento. Nesse sentido, procurou-se abordar o tema buscando a identificação do papel que a produção desse tipo de unidade habitacional representaria dentro da dinâmica urbana da cidade, quer seja do ponto de vista da economia ou da estruturação físico-espacial do seu território.

CARVALHO, Maria Alba Oliveira de
Salvador Anos 80: Tempos de Normalidade e de Rebelião. Um estudo sobre os movimentos sociais em Salvador
Orientador: Profª Drª Ruthy Nadia Laniado
Salvador, 1991
Mestrado em Ciências Sociais/UFBA

Resumo: O estudo apresentado é resultante de pesquisa que objetivou apreender a trajetória de lutas das populações carentes em Salvador, nos anos percorridos entre 1979 e 1988, procurando identificar os sujeitos destas lutas. Trata-se de sujeitos históricos, portadores de uma identidade coletiva reivindicadora de uma participação constante e ativa na vida social e democrática do país.

CAVALCANTI, Eneida de Almeida
Rio Vermelho - um bairro de passagem (Estudo das Interrelações Moradores - Governo Local, na década de 80).
Orientador: Profª Drª Tania Maria Diederichs Fischer
Salvador, 1991
Mestrado em Administração Pública/UFBA

Resumo: Estuda as interrelações entre moradores de um bairro e o governo local através da análise de dois movimentos reivindicativos voltados para a preservação arquitetônica-cultural do bairro na década de 80.

Procura contextualizar os movimentos resgatando histórica e espacialmente dados e informações sobre a evolução urbana, a sociedade e o governo local em Salvador.
Realiza uma análise histórico social do bairro na intenção de detectar os efeitos ou resultados dos movimentos estudados na dinâmica da interrelação moradores - governo local.


CONCEIÇÃO, Fernando
Imprensa e Racismo no Brasil: a manutenção do "status quo" do negro na Bahia
Orientador: Solange Martins Couceiro de Lima
São Paulo, 1995
Mestrado em Comunicação Social da Escola de Comunicações e Artes/USP

Resumo: No Brasil, as relações sócio econômicas entre os diferentes grupos étnicos que formam a sociedade estão historicamente crivadas pelo preconceito e pela discriminação raciais. Os negros - pretos e mestiços - são as maiores vítimas de um processo de exclusão iniciado com o sistema escravista implantado no país por quase quatro séculos. A dissertação busca apreender o comportamento dos meios de comunicação "de massa" no Brasil no tratamento das questões raciais e no "espaço" reservado aos negros afrobrasileiros.
A partir de um recorte que faz de um assunto tão amplo, a pesquisa se detém na análise do texto de um jornal impresso na Bahia, estado brasileiro de maior presença de descendentes de africanos. O jornal analisado está entre os 10 maiores do Brasil, é o mais influente na sociedade baiana e o mais importante das regiões Norte-Nordeste do país. A pesquisa percorre o texto desse veículo entre os anos de 1975 a 1990 - período em que a sociedade acompanha o ressurgimento e a incorporação pela indústria cultural do Movimento Negro organizado, a partir da Bahia.


CONRADO, Amélia Vitória de Souza
Dança étnica afro-baiana: uma educação movimento
Orientador: Profa Dra Maria de Lourdes Siqueira.
Salvador, 1996.
Mestrado em Educação/UFBA.

Resumo: Esta dissertação de Mestrado tem por objetivo analisar a dinâmica explícita nas dimensões de resistência e recriação da Dança na Bahia, chamado "Dança Afro" e neste trabalho "Dança Étnica", desenvolvida em espaços específicos que privilegiam as questões de reconstrução de culturas, religiosidades afro-baianas como momentos de afirmação de etnicidade afro-brasileiras, através da observação do fenômeno e da expressão de seus atores.

A pesquisa está fundamentada em pressupostos que poderíamos definir como construtivista-qualitativo à medida que apoia-se em referências teórico-metodológicas que privilegiam cotidianidade, significados, singularidades, contemplados pela Etnometodologia e pela observação participante.

A opção por esse referencial e essa abordagem em processo responde à ausência de uma bibliografia específica que contemple reflexões dessa natureza.

A análise desse processo nos revelou situações em que, a Dança Étnica Afro-baiana, quando se encontra nos espaços informais, ela se afirma com significativa presença e originalidade, todavia, ao inserir-se em setores institucionais formais, sofre uma discriminação ideológica proveniente de uma elite dominante que tenta subtrair o real significado e valor que esta expressão de arte e conhecimento possui.

Nesse sentido, ressaltamos que a Dança Étnica Afro-baiana se revela como uma expressão contemporânea da arte afro-brasileira e na perspectiva que estamos propondo, uma Educação Movimento Pluricultural.


CUNHA, Eneida Leal
Estampas do imaginário: literatura, cultura, história e identidade
Orientador: Prof. Dr. Affonso Romano de Sant'Anna
Rio de Janeiro, 1993.
Doutorado em Letras/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Resumo: A reflexão sobre literatura e identidade no Brasil incide, mais freqüentemente, sobre os textos escritos entre os séculos XIX e as três primeiras décadas do século XX, examinando a formação e a revisão da nacionalidade, avaliando a identidade nacional. Como um contraponto, este estudo propõe leituras de textos coloniais - de Fr. Vicente do Salvador, Manuel Botelho de Oliveira, Fr. Manuel de Santa Maria Itaparica e Fr. José de Santa Rita Durão - a partir dos quais são construídas hipóteses de descrição e avaliação da identidade cultural: a força das significações imaginárias instituintes e a assimilação, diferencial e corretiva, do imaginário colonizador através das repetições da epopéia camoniana operadas pelos autores da colônia. Em seguida, examina-se em Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, publicado em 1984, as emergências do imaginário instituído.


DANTAS, Frederico Meireles
Santo Reis de Bumba
Orientador: Profa Dra Ângela Elisabeth Lühning
Salvador, 1994.
Mestrado em Música/UFBA

Resumo: Santo Reis de Bumba é um estudo sobre a Cantoria de Reis no Sudoeste Baiano, com base no município de Urandi, distante 360km da capital do Estado, onde foram pesquisados três conjuntos: o Reis de São José, o Reis da Istrela Incantada na área urbana e o Reis da Água Branca na zona rural do município.


DUARTE, José Carlos Silveira.
De mídia e festa, a micareta
Orientador: Prof. Dr. Antônio Albino Canelas Rubim
Salvador, 1995.
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA.

Resumo: A relação entre Mídia e Festa é a norteadora desse trabalho. Mas, como havia uma lacuna nos estudos sobre a Micareta, consideramos importante incluir um histórico dessa manifestação, desde seu surgimento, estabelecer sua relação com o Carnaval de Salvador e com o seu elemento caracterizador, o trio elétrico. Do trio elétrico traçamos a trajetória e a sua vinculação com o carnaval e a micareta e a sua caracterização como "fenômeno" possível, inclusive, de ser mundializado. Do Carnaval de Salvador, exploramos a sua singularidade e o fato de se tornar no modelo estruturante das festas de micareta. Enfocamos a Micareta de Vitória da Conquista, para poder perceber mais claramente como se dão as relações entre Mídia e Festa e também o processo de profissionalização/mercantilização desta micareta. Da mídia, analisamos o seu papel de elemento fundamental par a realização da festa e sua difusão, assim como a sua função mediadora das relações sociais e instauradora de uma nova sociabilidade.


ESPINHEIRA, Carlos Geraldo D'Andrea
Divergência e prostituição: uma análise sociológica da comunidade prostitucional do Maciel
Orientadores: Célia Maria Leal Braga e Pedro Agostinho da Silva
Salvador, 1975
Mestrado em Ciências Humanas / UFBA

Resumo: Este trabalho é o resultado de alguns anos de convivência na comunidade prostitucional do Maciel - Pelourinho - e o posterior amadurecimento dessa experiência no curso de Mestrado em Ciências Humanas.

Divergência e Prostituição trata de analisar a subcultura do Maciel, maior zona de prostituição concentrada da cidade, no momento em que se processa a lenta e progressiva restauração física do Conjunto Arquitetônico do Pelourinho, antiga cidade colonial do Salvador da Bahia, onde se localiza.

Esta é, assim, uma tentativa de compreender e explicar o Maciel em profundidade, ressaltando a maneira de ser de seus moradores: suas expectativas sociais e perspectivas existenciais - a subcultura divergente que lhe é própria.


FONTES, Nancy Rita Vieira
A bela esquecida das letras baianas: a obra de Anna Ribeiro
Orientador: Profa Dra Ívia Iracema Duarte Alves
Salvador, 1995.
Mestrado em Letras/UFBA

Resumo: Este trabalho tem por finalidade o resgate e a análise da produção literária e paraliterária de Anna Ribeiro de Góes Bittencourt (1843-1930), autora baiana cujo nome se impõe pela quantidade e variedade da sua produção intelectual: romances éditos e inéditos, poemas, artigos, juízos críticos sobre romances, além de um livro de memórias.
Traça-se a história de vida da autora a fim de caracterizar o contexto histporico-social em que ela viveu, registra-se a sua atuação como articulista das revistas de mulheres, faz-se um inventário da sua produção intelectual, catalogando-a por gênero e por temas que melhor a caracterizam, evidenciando o meio literário baiano de seu tempo e, principalmente, avaliando os seus escritos mais relevantes.

A abordagem dada a este estudo se filia à busca dos estudos de gênero em evidenciar a literatura feita por mulheres durante o século XIX. A seleção das obras literárias através de critérios androcêntricos promoveu a invisibilidade da produção feminina, que, por ser uma voz dissonante e alternativa em relação aos modelos ditos canônicos, permanece alheia às histórias literárias deste século.

Tornar transparente essa produção, desvelar as primeiras incursões literárias das escritoras baianas e detectar a importância documental desta produção através de uma leitura ancorada na metodologia de gênero, enfim, contribuir para que as lacunas da historiografia literária baiana possam ser preenchidas, constituem em fins últimos deste trabalho.

FREITAS, Joseania Miranda
Museu do Bloco Afro Ilê Aiyê: um espaço de memória e etnicidade
Orientador: Prof. Dr. Rogério Cunha de Campos
Salvador, 1995
Mestrado em Educação/UFBA
Resumo: Esta dissertação refere-se a uma pesquisa-ação junto ao Bloco Afro Ilê Aiyê, com o objetivo de implantar o seu museu, incorporando as questões étnicas à prática museológica, a partir do estudo da ação educativa do Movimento Negro Organizado. O Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro de Salvador, se constitui num grupo organizado de ação e consciência negra.
Nas diversas fases de elaboração do museu houve uma preocupação em manter a dinâmica cotidiana de bloco, considerando o ciclo de eventos constante em seu calendário fixo anual. Este ciclo reflete as preocupações básicas do grupo com relação à criação e recriação de elementos singulares que marcam a construção de um processo de afirmação de uma identidade especificamente negra, reelaborada a partir da ancestralidade africana, realimentada no Candomblé.

Nesta perspectiva, o entendimento do processo museológico vivenciado teve como ponto de partida a necessidade de desligamento da visão elitista e etnocêntrica que tem permeado a Museologia. Considerando a diversidade humana e o contexto pluricultural, buscou-se a construção de práticas que levassem a concepções de museu como espaço educativo.


GARCIA, Sônia Maria Chada
A música dos caboclos: o Ilê Axé Dele Omi
Orientador: Prof. Dr. Manuel Veiga
Salvador, 1996.
Mestrado em Música/UFBA.

Resumo: Os caboclos, geralmente identificados com espíritos de índios brasileiros, ocupam um lugar privilegiado no panteon nacional. Atualmente são cultuados na quase totalidade das casas de Candomblé de Salvador, que os consideram como entidades brasileiras no mesmo nível dos Orixás africanos.
O Candomblé de Caboclo é um culto afro-brasileiro, com temática indígena. Tem características próprias, sua música, danças, oferendas, trabalhos, representando um papel importante na vida religiosa tanto das pessoas que o praticam quanto das casas em que é cultuado.

Esta dissertação, a primeira a tratar extensamente da música dos Candomblés de Caboclo baianos, em seu contexto, concentra-se (Parte I) na etnografia de uma festa de Caboclo no Ilê Axé Dele Omí. Os aspectos gerais do Candomblé de Caboclo, do Dele Omí e da festa de Caboclo são tratados nessa primeira parte. A música, sua análise, classificação funcional e associação ao transe constituem a Parte II. Precede a abordagem do texto propriamente dito, um extenso glossário de 180 termos e locuções, assim como seguem, em três anexos, no final do volume, 134 transcrições de cantos coletados, selecionados para análise, os respectivos textos e ilustrações fotográficas, tudo resultante de dezoito meses de trabalho de campo.


GOMEZ, Sérgio Luís Cerviño Rivero
Lembranças da Bahia: imagens e miragens na cidade de Carlos Vasconcelos Maia
Oreintador: Profª Mirella Márcia Longo Vieira Lima
Salvador, 2000.
Mestrado em Letras / UFBA

Resumo: O presente trabalho busca refletir sobre as relações entre urbanismo, universo social, cultura, natureza e tempo histórico, a partir da análise de dois contos do escritor baiano Carlos Vasconcelos Maia: O homem e as vitrines, sua segunda versão, É Natal! É Natal e Antes do segundo marcado. No primeiro conto, o espaço da Aveenida Sete de Setembro é visto como lugar em que as significações históricas e ideológicas refletem-se no destino da personagem. O espaço de tempo entre uma e outra versão do conto possibilita análises complementares e significativas. Nesse texto, encontra-se a síntese da representação que Vasconcelos Maia faz da cidade moderna, concebida por ele como um espaço de onde são excluídos os valores humanistas que deveriam orientar a arquitetura social. No segundo conto analisado, Vasconcelos Maia representa uma cidade, onde natureza e cultura estão em permanente contradição e intenso conflito. A ausência de equilíbrio entre forças antagônicas conduz a personagem a experimentar situações limítrofes. Aqui, voz de personagem e voz de autor confundem-se, deixando o leitor entrever, na ficção, aquilo que o autor idealiza para a arquitetura humana.


LACERDA, Ayeska Paula Freitas de
Presença, revista para moças - um lugar para leitoras e escritoras do pós-guerra
Orientador: Profª Ívia Alves
Salvador, 2000.
Mestrado em Letras / UFBA

Resumo: A dissertação recupera a segunda revista baiana escrita por mulheres e dirigida por mulheres. Dá um painel cultural do período de pós-guerra e dá conta das leituras aconselhadas para as mulheres baianas. Essas escritoras correspondem às primeiras formandas da Faculdade de Filosofia e muitas delas se notabilizaram no cenário baiano e
nacional.

LIMA, Paulo Costa
O Ensino de Composição Musical: A Pedagogia de Ernst Widmer
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Coelho Borges Farias
Doutorado em Educação/UFBA

Resumo: Descrição e análise de um processo de investigação realizado em torno da pedagogia da composição musical desenvolvida por Ernst Widmer ao longo de sua atuação como professor de Composição na Universidade Federal da Bahia (1963-1987), buscando a identificação dos elementos essenciais desse objeto, o acompanhamento de possíveis transformações ou permanências ao longo do período e uma avaliação das relações estabelecidas entre o processo de ensino/aprendizagem e a produção composicional e teórica concomitante.

A investigação desenvolveu-se a partir de três direções complementares: 1. a análise dos escritos de Widmer e a identificação dos vetores temáticos relevantes à pesquisa, presentes no discurso do mestre; 2. a reconstrução da vivência pedagógica a partir das representações dos ex-alunos; 3. a identificação de elementos da teoria composicional de Widmer, através da análise de suas composições musicais, contextualizando, dessa forma, os vetores temáticos identificados pela inspeção dos textos e pelas construções dos ex-alunos.

As observações e análises realizadas apontam para uma experiência integralizadora, onde discurso, vivência pedagógica e atividade composicional desempenhavam papéis relevantes, apresentando um alto grau de afinidade, permitindo, dessa forma, o emprego de termos utilizados pelo próprio Widmer para a construção de um único arcabouço sintético tridirecional: organicidade, relativização e unificação das perspectivas pedagógica e composicional. Aspectos distintos do objeto, tais como a atitude básica do professor, o cotidiano de sala de aula, os processos de avaliação, o tratamento composicional dado ao discurso, ou mesmo a diversificação de soluções composicionais, a partir de idéias básicas derivadas de determinados conjuntos, todos eles puderam ser ressignificados a partir dessas três direções de síntese.

Observou-se ainda, tanto no discurso de Widmer quanto no universo da sua escrita musical, uma tendência para a flexibilidade e abrangência - o compromisso radical de vanguarda com a idéia de contemporaneidade cedendo espaço à relativização, a perspectiva de estrangeiro dando origem a uma visão diferenciada tanto da nossa cultura quanto da tradição européia. Essa busca de relativização, que não apenas reverberou, mas foi também originada no âmbito das práticas pedagógicas, coincidiu paradoxalmente com o desenvolvimento progressivo de um repertório heterodoxo de estratégias e procedimentos de ensino, cuja elaboração remete a um trabalho conjunto efetuado com os próprios alunos ao longo do percurso, reforçando, dessa maneira, o cultivo de uma atitude pedagógico-existencial visando permitir que o singular em cada um se manifestasse e se desenvolvesse.

 

LIMA, Paulo Costa
Entre Superfície e Estrutura: As Estratégias Octatônicas de Ernst Widmer
Orientador: Prof. Dr. José Eduardo Gandra Martins
Doutorado em Artes/ECA-USP

Resumo: Descrição e avaliação crítica de um processo de investigação realizado em torno da recuperação de elementos dos sistemas de decisão composicional desenvolvidos por Ernst Widmer (1927-1990) em obras que utilizam a escala octatônica como ferramenta composicional básica, através de procedimentos analíticos derivados da teoria pós-tonal e do tematicismo, mapeando possíveis relações entre aspectos estruturais e de superfície, e relacionando alguns dos elementos de teoria composicional assim recuperados a níveis mais abrangentes, quase narrativos, característicos do percurso widmeriano, tocando na questão da construção de identidade composicional.

A investigação desenvolveu-se a partir de oportunidades de problematização analítica e teórica oferecidas pela Sonata op. 122, Monte Pascoal, para piano solo, dando origem à construção de uma análise pormenorizada desta peça, partindo do mapeamento das vinculações ao universo octatônico de referência e caminhando na direção de um verdadeiro deciframento das derivações motívico-melódicas e das transformações dos conjuntos de classes de notas. Etapas posteriores da análise cuidaram da conexão entre os dados assim produzidos e os domínios do planejamento rítmico-textural, espacial e de intensidade, assim como de uma avaliação da narrativa associada à obra. Essa análise pormenorizada produziu uma série de vetores temáticos, que foram posteriormente projetados em várias outras peças do período de maturidade de Widmer, consolidando algumas das interpretações e metodologias analíticas desenvolvidas anteriormente.

As observações e análises realizadas apontam para a existência de todo um período da produção widmeriana dedicado prioritariamente às construções octatônicas, sendo perfeitamente possível resgatar linhas de transição e de continuidade estabelecidas a partir da produção antecedente, até a preferência ancestral pelos tricordes (014) e (025), assim como, identificar nas últimas obras do compositor, estratégias composicionais que já representam uma transformação e afastamento dos procedimentos tipicamente octatônicos. Do ponto de vista da construção de identidade composicional, a elaboração dos sistemas composicionais de orientação octatônica representa uma etapa significativa da "travessia composicional" realizada por Widmer desde a Suíça até a Bahia, fazendo reverberar os ideais de organicidade e relativização tão caros ao compositor.


LIMA, Vivaldo da Costa
A família-de-santo nos Candomblés Jeje-Nagôs da Bahia: um estudo de relações intra-grupais
Salvador, 1977
Mestrado em Ciências Humanas / UFBA

Resumo: Procuro, estudando os grupos de Candomblé, relacionar os planos religiosos e rituais de sua estrutura com o comportamento de seus membros na estrutura social mais ampla, analisando ainda, com os dados disponíveis da pesquisa de campo, os sistemas organizacionais das casas-de-santo e a estratificação mais ou menos rígida de suas hierarquias.

Tento, para isso, examinar a expressão família-de-santo como uma hipótese de explanação, utilizando a referência popular corrente nesses grupos com o reconhecido valor semântico do termo família, enfatizando, na estrutura desses sistemas, os aspectos classificatórios do parentesco de santo, os papéis sociais do pai ou da mãe dos terreiros, seu relacionamento com seus filhos e filhas e a relação desses "filhos" entre si.. A solidariedade familiar do grupo e as expectativas dos papéis; a autoridade e a disciplina exercida pelos pais e mães sobre os filhos; as interdições prescritivas - o tabu do incesto especialmente - enfim todos os aspectos estruturais e funcionais do grupo que o fazem enquadrar-se, de certa maneira, na categoria do que, de um ponto de vista antropológico, bem se pode chamar de uma família.
Este trabalho pretende, assim, colocar o problema singular da duplicidade familiar existente numa classe social em que freqüentemente a família-de-santo, o grupo religioso do candomblé, portanto, é uma força efetiva de socialização, de prestígio e de mobilidade dentro da classe e da sociedade global.


MAGALHÃES, Luiz Cesar Marques
A música do povo calado: um estudo do Toré Kiriri
Orientador: Prof. Dr. Manuel V. Ribeiro Veiga Jr.
Salvador, 1994.
Mestrado em Música/UFBA
Resumo: A palavra Toré foi usada para denominar certos instrumentos de sopro desde a época colonial. Mas Toré também é uma cerimônia religiosa não apenas dos índios Kiriri, mas de outros grupos indígenas do Nordeste Brasileiro. Para a cerimônia do Toré existe um repertório especial que chamamos de "cantigas do Toré".
Este trabalho tem como foco as cantigas do Toré, a maior parte do repertório. Elas foram abordadas em três diferentes ângulos: 1. Pesquisa da sua genealogia, origens e influências. 2. Pesquisa das relações entre música e sociedade. 3. Pesquisa das estruturas sonoras e das relações internas dos sons das cantigas.


MAC-ALLISTER DA SILVA, Mônica de Aguiar
Shopping Center na Subversão do Consumo - Uma Versão da Cidade do Salvador

Resumo: Reflexão acerca das relações entre shopping centers e cidades, particularmente sobre os Shopping Center Iguatemi e Piedade sobre a Cidade do Salvador, aquela que é realizada por seus usuários. Permeia esta reflexão a crença de que o consumo implica em conhecimento e, em correlato, realização. A prática do consumo é então tomada como elemento de realização dos shopping centers e, por conseguinte, de inserção destes na cidade de cada um. Esta versão é verificada para os Shopping Centers Iguatemi e Piedade, na estreita relação que mantêm com a Cidade do Salvador. Neste contexto o Shopping Piedade é destacado não só pelo consumo que nele acontece, mas, principalmente, por ser consumido como Lugar, indicando a subversão de uma ordem da Cidade do Salvador que se projetou para o Vale do Camurujipe, tendo o Shopping Center Iguatemi como protagonista. O consumo assim revolucionário não se restringe, contudo, ao Shopping Piedade e faz também do Shopping Iguatemi um indicativo de que a Cidade do Salvador está sujeitas a constantes subversões de suas ordens.



MORAIS, Ana Angélica Vergne de
Sant'Anna dos Olhos d'Água: resgate da memória cultural e literária de Feira de Santana (1890-1930)
Orientador: Profa Dra Ívia Iracema Duarte Alves
Salvador, 1998
Mestrado em Letras/UFBA

Resumo: A nossa pesquisa teve como objeto a construção literária da cidade de Feira de Santana, em um trabalho de investigação de sua memória, no período de 1890 a 1930, intitulado Sant'Anna dos Olhos d'Água. Fundamenta-se na pesquisa em periódicos, ancorada no jornal Folha do Norte (1909), especialmente, na coluna de Arnold Silva - cerca de 250 crônicas -, na qual está o resgate da história cultural de Feira de Santana desde 1890. Além desta coluna, aumentamos o campo com os textos de outras seções do referido periódico. Reunimos todos os dados histórico-culturais e produções literárias (de 1890 a 1930) e tomamos essas três perspectivas como eixo de cada capítulo. Fizemos a leitura, sem análise, de todos os textos resgatados; em seguida, catalogamos, classificamos e descrevemos o material.


NASCIMENTO, Karina Rego
Movimento Caderno da Bahia
Orientador: Profª Ívia Alves
Salvador, 2000.
Mestrado em Letras / UFBA

Resumo: A dissertação recupera a primeira revista baiana que procura privilegiar a cultura negra e popular da Bahia. Escrita entre 1948 e 1950, desse periódico saem vários intelectuais que irão atuar na cidade e no país. Os principais são: Vasconcelos Maia (escritor), Darwin Brandão e Ademir Cunha de Miranda (críticos literários). Também os diretores deram muito apoio e divulgação aos artistas plásticos Mario Cravo e Carlos Bastos.

NETO, Isaias de Carvalho S.
Centralidade Urbana - Espaço e Lugar: Esta Questão na Cidade de Salvador

Resumo: Contribuição para o estudo sistemático de centros urbanos, com o objetivo de compreender-se a dinâmica interna de cidades a partir de hipóteses não necessariamente vinculadas à lógica de classes. Examina, como teste empírico, o caso de Cidade de Salvador enquanto capaz de representar um sistema de comunicação. Utiliza idéias de que os agentes causadores das transformações nas cidades não são capazes de estabelecer proféticas previsões sobre o que se passa nas cidades. Sem negar que as leis que regem a produção do espaço urbano da capital baiana são as mesmas que sustentam o processo nas demais cidades capitalistas, o estudo concentra-se na percepção do centro da Cidade de Salvador como eixo temático. Com a dualidade Espaço/Lugar relacionada ao conceito de "centro" de cidades, desenvolve-se a análise do processo de planejamento urbano, suas repercussões no noticiário e nas formas de uso e apropriação das áreas centrais de Salvador. Na conclusão a partir da indicação de Praça como ponto focal da cidade, surge o exemplo da interpretação insólita, não subordinada à expectativa definida pela mesma lógica vista em outras capitais brasileiras.


OLIVEIRA, Aline Paim de
A Paladina do Lar: escrita feminina baiana (1910-1917)
Orientador: Profª Ívia Alves
Salvador, 2000.
Mestrado em Letras / UFBA

Resumo: A dissertação resgata a produção literária escrita por escritores e escritoras das duas primeiras décadas do século vinte. A revista dirigida por mulheres e para mulheres, teve a proteção do Mosteiro de São Bento e teve uma tiragem mensal de 1910 a 1917.

OLIVEIRA, Anatólio Batista de
Educação e classes sociais - a reprodução dos valores sociais através de agências educacionais em Salvador
Orientador: Profª Drª Maria de Azevedo Brandão
Salvador, 1979
Mestrado em Educação/UFBA

Resumo: A educação no contexto social, seu interrelacionamento com as classes sociais e subordinação à classe dominante. A educação como agente de transmissão dos valores sociais e da ideologia de classe. Análises de agências educacionais de elite e dos valores sociais e processos por ela utilizados na inculcação dos mesmos em duas fases econômicas distintas. A dissertação inclui como quadro de referência um esboço do contexto sócio-econômico, cultural e educacional baiano de 1870 a 1970.

PASSOS, Elizete Silva
A educação das virgens: um estudo do cotidiano do Colégio Nossa Senhora das Mercês
Orientador: Prof. Dr. Cipriano Carlos Luckesi
Salvador, 1994
Doutorado em Educação/UFBA

Resumo: O estudo tem como objetivo analisar o significado da prática educativa das Ursulinas, tendo como espaço empírico de estudo o cotidiano do Colégio Nossa Senhora das Mercês, no período que vai de 1897 a 1956. É um estudo da formação do caráter feminino através das mentalidades que atravessaram sua prática educativa e como elas eram usadas na formação do caráter feminino.

O Colégio Nossa Senhora das Mercês é uma instituição educacional, sediada na cidade de Salvador, na Bahia, e faz parte das obras da Ordem de Santa Úrsula.

PERRONE, Maria da Conceição Costa
Os caboclos de Itaparica: História, Música e Simbolismo
Orientador: Prof. Dr. Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior
Salvador, 1996.
Mestrado em Música/UFBA

Resumo: Na cidade de Itaparica, existe uma manifestação anual de cunho popular e nativista, realizada há quase seis décadas, durante os festejos do Sete de Janeiro, celebração local da Independência. A representação é conhecida como "Caboclos de Itaparica".
Os caboclos de Itaparica são abordados na dupla perspectiva de música em contexto, com suas inter-relações, e da música em si mesma.

QUEIROZ, Delcele Mascarenhas
Mulher negra: trabalho e educação
Orientador: Profª Iracy Silva Picanço
Salvador, 1996
Mestrado em Educação/UFBA

Resumo: O objetivo desta dissertação foi investigar a articulação entre as categorias gênero e raça, e práticas como trabalho e educação, na perspectiva de compreender o significado da educação para a mulher negra na sua relação com o mundo do trabalho.
A pesquisa se desenvolveu com um grupo especial de mulheres negras, ocupadas no comércio, numa cadeia de lojas, situada na RMS - Região Metropolitana de Salvador, espaço onde o grupo negro é dos mais significativos, tanto no conjunto da população quanto na força de trabalho. A rede onde está empregado o grupo tem como característica o uso da mão-de-obra da mulher negra, desde a sua instalação, na década de 50.


QUEIROZ, Milena Britto de
A produção literária de Amélia Rodrigues
Orientador: Profª Ívia Alves
Mestrado em Letras / UFBA

Resumo: A dissertação traça a biografia da autora baiana e analisa o romance folhetim O mameluco, resgatada do jornal de Santo Amaro, Echo Santamarense. A autora faz as articulações entre os discursos que percorriam o país sobre o índio, além de analisar a região geopolítica do recôncavo baiano na segunda metade do século dezenove.


SANTOS, Eurides de Souza
O Cancioneiro de Canudos
Orientador: Profa Dra Ângela Elisabeth Lühning
Salvador, 1996.
Mestrado em Música/UFBA

Resumo: O Cancioneiro de Canudos é uma coletânea de músicas, fatos e imagens de um povo sertanejo que tem uma história centenária, escrita em três atos:
- fundação do arraial de Canudos por Antônio Conselheiro em 1893 e destruição pela guerra em 1897;
- repovoamento do arraial pelos sobreviventes da guerra a partir de 1909 e nova destruição pelas águas do açude de Cocorobó em 1969
- implantação do município de Canudos em 1985 e renascimento histórico-memorial.
Sob estes três ângulos, a pesquisa focaliza Canudos - episódio histórico e cidade sertaneja - retratando as suas características musicais, seus músicos, seu repertório significativo e sua presença no cenário da música tradicional brasileira como um todo.


SANTOS, Osmar Moreira dos
Um banquete antopofágico: violência originária e táticas de negociação cultural emergentes no Brasil
Orientador: Profª Evelina Hoisel
Salvador, 2001
Doutorado em Letras / UFBA

Resumo: Trata-se da emergência de uma cena da Bahia pré-histórica que retorna na textualidade e "dobras" barrocas para compor um lugar teórico fundamental para o cinema de Glauber, a canção de Caetano Veloso e o romance Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro. Lugar teórico porque, ao adotar estratégias de transmutar metáforas em conceitos, conceitos em metáforas, o cinema da fome se transformaria num manual de ciência política que tanto põe em transe a estética e a política quanto relativiza a noção de produção derivada do materialismo histórico e dialético. O mesmo acontece com a canção de Caetano Veloso que, ressignificando os apelos do cinema da fome, assume o "pão e circo" como a condição de possibilidade para se pensar uma outra política da subjetividade, num contexto de mercantilização da cultura, e propor o disco como o outro, à diferença do livro, o lugar de expressão cotidiana marcada pela afirmação da cultura negra. Em Viva o povo brasileiro, teríamos um radical questionamento da historiografia literária e da literatura e, ao mesmo tempo, a afirmação dos relatos, histórias de vida, falas dispersas e intempestivas que explodem das "culturas vividas". Esse movimento de transvanguarda coloca a cidade da Bahia como a metrópole revolucionária de uma região intervalar do planeta que Oswald de Andrade, em sua revolução caraíba, chamaria de "anel equatorial": uma força ativa que desloca permanentemente as formas de dominação que circulam "acima" e "abaixo" dos trópicos de Câncer e de Capricórnio.


SENNA, Ronaldo de Salles.
Garimpo e religião na Chapada Diamantina: um estudo do Jarê - variante regional do sincretismo Candomblé de Caboclo-Umbanda
Salvador, 1973.
Mestrado em Ciências Humanas / UFBA

Resumo: A finalidade deste trabalho é demonstrar, através de uma explicação analítica exemplificada, a mudança que sofre a manifestação da religiosidade de uma seita quando em contato com uma realidade sócio-econômica diferenciada do meio social que a constituiu.
Não pretendemos mostrar, no entanto, a formação histórica de uma ritualística exclusiva, simplesmente por uma análise conômico-cultural da sociedade observada, mas procuramos separar, dentro do contexto religioso, o sagrado e o operacional, cuja coexistência, embora não determine o surgimento e a formação de uma religião original, constitui o fator básico da particularidade sectária.

Apesar de a abordagem sociológica do processo de relações econômicas da região preceder o enfoque etnolingüístico do Jarê, dele não está desvinculado. Esta norma metodológica fez-se necessária, para que conseguíssemos vincular o garimpo ao Jarê, dentro da percepção sócio-antropológica que consideramos, isto é, a operacionalidade religiosa, que difere da organização social da seita e dos ritos de sacralidade internos. Apenas desta forma vimos a possibilidade de unir o homem frente à economia com o homem frente ao sagrado, como está proposto no próprio título da tese.


SILVA, Cândido da Costa e
Roteiro da vida e da morte - um estudo do catolicismo no sertão da Bahia
Orientador: Prof. Luís Henrique Dias Tavares
Salvador, 1977.
Mestrado em Ciências Humanas / UFBA

Resumo: O trabalho que apresentamos está comprometido com o que nos propôs, em 1973, o Mestrado em Ciências Humanas: "o tema central do Curso será 'A Cultura do Sertão' em torno da qual os alunos desenvolverão suas teses".

No mapa do sertão, operamos um primeiro corte como hipótese de trabalho. Destacaríamos apenas três freguesias historicamente desdobradas uma da outra: Jeremoabo, Cícero Dantas e Paripiranga. Esta foi a primeira escala da viagem para levantamento da documentação escrita e sobretudo oral. Mostrou-nos de logo, a amplitude do campo e os obstáculos sem conta para levar adiante a pesquisa. Em Paripiranga contávamos com os familiares e uma teia de relações que nos conduziam com relativa facilidade aos pontos mais distantes, ao contato com pessoas de difícil acesso. Demoramos aí. O sertão da Bahia tomou a proporção de sua área. Vive a maioria dessa gente entregue ao amanho da terra. Terra de fronteira ecológica, o agreste, e de fronteira político-administrativa. A primeira alimenta o antigo conflito entre a terra e a água. A segunda lhe vota ao esquecimento dos governos que a ignoram em seus planos desenvolvimentistas. Vive esquecida, mas não se deslembra de lutar por viver. Esse isolamento em que a insularam o espaço, o progresso, e o poder político, preservou, até nossos dias, a sua herança cultural de que o catolicismo é expressão significativa. Nele se firmou a nossa escolha, como o elemento de maior peso.


SILVA, Rita de Cássia Maia da
Cor, cosmética e estilo: os discursos de beleza negra na Bahia contemporânea
Orientador: Prof. Dr. Armindo Jorge de Carvalho Bião
Salvador, 1994.
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA.

Resumo: Este estudo aborda o fenômeno da Beleza Negra em Salvador, em torno do qual são manipulados e valorizados elementos cosméticos definidos etnicamente.
Para desenvolver a análise proposta identificamos três focos distintos de interesses e proveitos tomados como base para construção de tipos ideais: o midiático-empresarial, representado pela TV Itapoan e o seu Concurso Beleza Black; o artístico-carnavalesco, identificado na prática do bloco afro Ilê Ayê e sua Noite da Beleza Negra; e o especificamente político associado ao discurso desenvolvido pelo Movimento Negro Unificado, MNU.
Destacamos a idéia de que a moda e outros elementos da ritualidade são formas de legitimação de status e instrumentos para o alcance dos mais variados objetivos grupais e pessoais.


SILVA, Suylan de Almeida Midlej
O pertencimento na festa: sociabilidade, identidade e comunicação mediática no baile funk "Black Bahia" do Periperi
Orientador: Prof. Dr. Marcos Palácios
Salvador, 1996.
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA.

Resumo: O trabalho investiga aspectos relacionados ao papel instituinte da comunicação mediática no processo de construção da identidade nos grupos representativos de novas formas de sociabilidade emergentes na contemporaneidade. O ponto de partida é uma discussão teórica, envolvendo temáticas como a globalização e a desterritorialização, especialmente no que se refere à sua dimensão cultural, e ao papel dos meios de comunicação nesse processo; a "nova sociabilidade" resultante desses fenômenos e as características do chamado neotribalismo como forma emergente de sociabilidade. A partir de alguns dos parâmetros estabelecidos nessa primeira parte, utilizou-se o "Black Bahia", um baile funk localizado em Periperi, zona periférica de Salvador, como estudo de caso. Através de uma metodologia etnográfica e participativa, buscou-se explorar o contraponto local x global na caracterização do grupo e de seu processo de construção identitária.

SILVEIRA, Marialda Jovita
A educação pelo silêncio: o feitiço da linguagem no candomblé
Orientador: Profª Drª Maria de Lourdes Netto Simões
Ilhéus, 1997
Mestrado em Educação/ UESC-UFBA

Resumo: A dimensão pedagógica das práticas operadas no Ilê Axé Ijexá, terreiro de candomblé de tradição africano-brasileira, é vista a partir da compreensão do estatuto que a linguagem do silêncio possui entre os falantes dessa comunidade. A investigação é construída a partir do resgate epistêmico do conhecimento comum e da educação, em uma comunidade cujo ethos se distancia dos padrões religiosos dominantes e dos espaços educativos tradicionais. O estudo toma o silêncio como um símbolo da vida cotidiana do terreiro, e como discurso matriz, porque herança da tradição africana que reflete importantes indicadores para a compreensão do espaço pedagógico ali emergente. O silêncio, enquanto discurso, consolida-se como elemento de valorização ética na comunidade, como resistência a valores culturais hegemônicos e como espaço de construção de conhecimento, traduzido na edificação de novas formas do sujeito estar na sociedade, de relacionar-se com o outro e de construir estratégias de vivência no coletivo. Em suas dimensões simbólica e discursiva, o silêncio aponta para a configuração de novos conteúdos educacionais e para um modo singular do sujeito interpretar a sua experiência e representar o mundo.


SIMÕES, Isa Maria Drummond.
O preto baiano nos romances de Jorge Amado
Salvador, 1973.
Mestrado em Ciências Humanas / UFBA

Resumo: De posse de dados teóricos sobre a Sociologia da Literatura, procedeu-se à escolha de uma das modalidades para o desenvolvimento do presente trabalho. Foi escolhida a que lato sensu se denomina sociologia da obra. E a obra, a ser investigada do ponto de vista sociológico, a de Jorge Amado. No entanto, a sociologia da obra, como foi visto, é desdobrável em muitos aspectos e, ainda aqui, foi necessário uma seleção. Esta recaiu sobre o aspecto "mais simples e mais comum", "aquele que reside no estudo das obras literárias enquanto documentos sociais".

Tomando como documento (observando-se todas as restrições que podem ser feitas a um texto literário como documento) a obra de Jorge Amado, foi feito o estudo descritivo do preto da cidade da Bahia.

Embora o aspecto puramente literário seja aqui o de menor relevância, dois pontos há que merecem consideração, mesmo em se tratando de Sociologia da Literatura. Como o tema central do trabalho são os pretos, vale a pena indagar sobre a existência de uma literatura negra no Brasil e, ainda, em que medida Jorge Amado pode ser considerado como intérprete de pretos baianos.

SOUZA, Iracema Luiza de
Egbé Kékeré Iya Obá-Biyi
Orientador: Prof. Dr. Nelson Rossi
Salvador, 1977
Mestrado em Educação/UFBA

Resumo: A dissertação procura responder às seguintes indagações:
Que especificidades podem ser detectadas no discurso de crianças e adolescentes integrantes de uma comunidade culturalmente negra de Salvador? Nessas especificidades, qual o papel desempenhado por uma "segunda língua transmitida", sabido que ela é expressão de um mundo cultural paralelo? Qual a relação dessas especificidades com a repetência e a evasão escolares?

Este trabalho se vincula à Lingüística quando pretende estudar o discurso de uma população determinada, tentando investigar, também, a relação iorubá/português e a possibilidade de interferência de uma língua sobre a outra. Por outro lado, vincula-se à Educação, quando pretende identificar possíveis problemas de aprendizagem da população em pauta, partindo da pressuposição de que os representantes de culturas minoritárias, quando em idade escolar, são vítimas da inconsciente ação discriminadora exercida pela pedagogia oficial, a qual tem como função prioritária legitimar a cultura que lhes confere poder.


SOUSA, Ricardo Pamfilio de
A música na Capoeira: um estudo de caso
Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Jr.
Salvador, 1998.
Mestrado em Música/ UFBA
Resumo: "A música na Capoeira: um estudo de caso" faz uma abordagem de usos e funções de cantigas do universo musical da Capoeira a partir de dados coletados no Grupo Cultural de Capoeira Angola do Acupe, em Salvador, grupo este que trabalha basicamente com crianças.

SOUZA, Angela Marinho Gordilho
Invasões e Intervenções Públicas: Uma Política de Atribuição Espacial em Salvador, 1946 - 1989
RESUMO
Estudo acerca da interação entre os agentes do processo de estruturação do espaço urbano contemporâneo - Capital, Estado e Trabalho - tomando como ilustração a Cidade do Salvador, analisando tal processo através do fenômeno das invasões. A consideração de aspectos estruturais, conjunturais e particulares permite identificar a importância das invasões na evolução espacial da cidade e e compreender a dinâmica entre invasões e intervenções públicas.

topo

Internet

http://www.censocultural.ba.gov.br/
Censo Cultural da Bahia

http://www2.uol.com.br/simbolo/raca/0999/500anos_01.htm
Esta festa é nossa? - Especial da revista Raça Brasil sobre o papel do negro na formação da identidade cultural brasileira

http://www.racismonocarnaval.com.br/
Site sobre o movimento negro na Bahia e identidade cultural negra no estado

http://www.uesc.br/projetos/literatura/litregiao.htm
A Ficção da Região Cacaueira baiana: questão identitária - Ensaio

http://www.capoeiraarts.com/articles/index.html
Artigos em inglês sobre a capoeira

Secretaria da Cultura e Turismo
http://www.sct.ba.gov.br/

http://www.usp.br/ccs2/revistausp/n28/fjjreistexto.html
QUILOMBOS E REVOLTAS ESCRAVAS NO BRASIL

http://www.as.miami.edu/las/Needell.html
The Domestic Civilizing Mission: The Cultural Role of the State in Brazil, l808-l930

http://www.salon.com/ent/music/feature/1999/05/26/tom_ze/index1.html
The politics of plagiarism -- As a performer, Zé was the weirdest in a weird movement

 

Apoio:

Quem Faz Salvador
Enciclopédia de Lideranças Culturais

 

 

.



[ voltar para o início ]


.. direitos ® UFBA .. | .. visual: pérsio ..