Ritmos Afro e
Samba-de-Roda abrem a tarde


No início desta tarde, os participantes da SBPC (baianos ou não) dançaram ao som dos ritmos africanos. A Companhia de Dança Afro Alto do Iguape, do município de Cachoeira, com a percussão forte e coreografias relacionadas às marisqueiras, chamou atenção das pessoas que se aglomeraram no pátio da Biblioteca Central e na frente do Instituto de Biologia.

Nos figurinos e nas coreografias, o grupo procura expressar a realidade da população do Alto do Iguape, que vive essencialmente da pesca. Para ilustrar o dia-a-dia dos pescadores, uma parte dos bailarinos utiliza gererês, redes e balaios de pesca. O restante, trajado com roupas nas cores branca, verde, vermelha e amarela, apresenta coreografias afro. Os dançarinos, com grandes sorrisos no rosto, contagiaram os curiosos, que dançavam e registravam a apresentação com fotos e câmeras de vídeo.

Terminada esta primeira parte da apresentação, que fez o pequeno percurso da Biblioteca Central até parar diante do Instituto de Biologia, a Companhia abriu uma roda de samba e convidou os espectadores. Foi a deixa para as pessoas caírem na dança junto com os bailarinos, embalados pelo samba-de-roda, ritmo típico da região do Recôncavo Baiano.

A Companhia Afro do Alto do Iguape existe há cinco anos e é coordenada por Ananias Viana. Além de apresentações itinerantes, os dançarinos e percussionistas fazem espetáculos de palco, com duração de uma hora.

Apoio:

Quem Faz Salvador
Enciclopédia de Lideranças Culturais

 

.



[ voltar para o início ]


.. direitos ® UFBA .. | .. visual: pérsio ..