Cultura Indígena é aplaudida


O Grupo 4 Elementos trouxe um tom questionador à “Noite do Folclore”. A performance “Coração de Jenipapo por favor” é um resgate da porção indígena da cultura brasileira e, ao mesmo tempo, um instrumento de denúncia da atual situação sócio-econômica dos índios, especialmente na Bahia.

Tendo como plano de fundo um vídeo com cenas urbanas e de índios no protesto das comemorações dos 500 anos do Brasil, o grupo representou diversas situações de desrespeito aos povos indígenas. Uma das atrizes embalada em plástico, por exemplo, simbolizava a agonia do índio Galdino, que teve o corpo incendiado em Brasília.

A artista plástica Nani Bahia, que faz parte da performance, explica que o “Coração de Jenipapo” é uma forma de propor que a sociedade brasileira aprenda com a sabedoria dos índios. Segundo Nani, o jenipapo é uma das matrizes das tinturas indígenas e, ao pintar os atores em cena, o grupo pede que “pensemos mais com o coração”.

Na opinião de Shirley Souza, coordenadora do trabalho, a cultura indígena nada tem de folclore, pelo contrário, faz parte da identidade brasileira contemporânea. Por isso, a apresentação desta performance no circuito da SBPC Cultural é uma forma também de trazer para o meio científico o drama e os conhecimentos dos povos indígenas.

O Grupo 4 Elementos é formado por atores e estudantes de Artes Plásticas da UFBA que pesquisam a arte indígena. Eles também trouxeram para a SBPC os índios que expõe seu artesanato no pátio da biblioteca.

veja

 

 

Apoio:

Quem Faz Salvador
Enciclopédia de Lideranças Culturais

 

.



[ voltar para o início ]


.. direitos ® UFBA .. | .. visual: pérsio ..