MST no Campus


O MST também marcou presença na SBPC, ao se apresentar com o grupo que realiza a “Ação Interdisciplinar em áreas de Reforma Agrária”. Por volta de uma e meia da tarde, integrantes do Movimento, juntamente com os alunos da atividade, percorreram o PAF e depois se reuniram diante da Biblioteca Central, onde fizeram uma performance.

Formado essencialmente por jovens do assentamento 5 de Maio, o grupo cantava músicas do movimento e portava as tradicionais bandeiras vermelhas, assim como faixas com dizeres como “Juventude é força, é organização - Ocupar a Universidade para construir uma nova nação”. Juntamente com os alunos da Atividade Curricular em Comunidade, eles chamaram os universitários para participar do círculo onde realizaram uma dinâmica.

Eles provocavam a assembléia com palavras relacionadas à reforma agrária - ocupação, resistência, produção, preservar - e então as pessoas deveriam se dirigir ao centro do círculo dizendo uma frase relacionada ao tema. Depois disso, encenaram a migração do trabalhador rural para a cidade, mostrando suas dificuldades e consequente marginalização.

Segundo Márcio Munduruca, monitor desta ACC, o trabalho deles é buscar junto com estes trabalhadores um resgate da identidade cultural dos jovens do MST e promover uma política educacional relacionada ao movimento. Além disso, Márcio afirma que a performance na SBPC tem um caráter informativo, de mostrar às pessoas aspectos do Movimento normalmente não divulgados pela mídia.

Apoio:

Quem Faz Salvador
Enciclopédia de Lideranças Culturais

 

.



[ voltar para o início ]


.. direitos ® UFBA .. | .. visual: pérsio ..