Corais foram a última atração matinal
do Palco Maracangalha


Os corais deram o tom do Palco Maracangalha, na última manhã da reunião da SBPC. Apresentaram-se o Octeto Vocal Sai do Canto e o Coral Performático Pracatum, ambos sob a direção do maestro Sérgio Souto, ganhador de quatro troféus Caymmi como compositor e arranjador. Ao todo foram oito músicas, entre elas “Rainha Encantada” (folclore pernambucano), “À primeira vista” (Chico César) , “Samba de minha terra” (Dorival Caymmi) e “Brasil” (Cazuza), esta última cantada em conjunto.

O Sai do Canto é um grupo vocal formado por profissionais de música, com a proposta de interpretar e difundir arranjos a 4 vozes de clássicos da música popular brasileira. Surgiu embrionariamente no show de lançamento do CD e Songbook “Vozes Reveladas”, de Sérgio Souto, em janeiro de 1999. Em julho seguinte, com formação reestruturada, houve o lançamento oficial do grupo no Show Brinde Harmônico, também de Sérgio Souto, durante o projeto Terça da Boa Música, no Teatro ACBEU. Os integrantes atuais do Octeto são Carina Fontal, Manuela Rodrigues (sopranos), Kitty Canário, Marilúcia Trindade (contraltos). Otávio Ferraz, Sérgio Emanuel (tenores). Sérgio Souto e Valdinei Nascimento (barítonos).

O coral Pracatum, por sua vez, é resultado de uma iniciativa do músico Carlinhos Brown, com a finalidade de propiciar aos moradores do bairro onde mora, o Candeal, uma melhoria na qualidade de vida. O projeto, que atualmente está sob a responsabilidade da Associação Pracatum, envolve o “Tá Rebocado”, uma proposta de reurbanização, saneamento básico e saúde, e a Escola Pracatum, que se ocupa do projeto educacional. Segundo Sérgio Souto, trata-se de “uma escola de alto nível profissional musical, em que toda a abordagem é feita em cima de um referencial musical que é a música popular, as referências que eles [os alunos] têm”. No ano passado, foram selecionados entre os alunos da Escola Pracatum os trinta melhores para fazer parte do Coral Performático Pracatum, que já viajou para o Rio de Janeiro e o Ceará representando a escola.

 

Apoio:

Quem Faz Salvador
Enciclopédia de Lideranças Culturais

.



[ voltar para o início ]


.. direitos ® UFBA .. | .. visual: pérsio ..