Palco Maracangalha
Rodolfo S Filho


Se apresentou hoje no Palco Maracangalha a banda Erê Jitolú, formada por jovens do Movimento Hip-Hop de Salvador. A banda, cujo nome quer dizer "meninos do povo de barro" em Iorubá, cantou músicas que tratam da realidade de Salvador e temas relacionados à situação dos negros da cidade. Enquanto o grupo se apresentava, um grafiteiro utilizava latas de tinta spray para fazer uma faixa como nome da SBPC.

O grupo existe há sete anos, tendo como influências o rap e o hip-hop nacional, como Racionais e Thaíde e Hum. "As músicas estrangeiras têm muito machismo e palavrão, não tendo uma mensagem igual às nacionais", diz Márcio, dj do grupo. Ele se apresenta no palco com dois toca-discos, integrando pedaços de músicas já existentes às performances do Êre. Mas o grupo não se alimenta só de samba. "Ouvimos mais samba que hip-hop."

O Êre Jitolú faz parte da posse Ori - que inclui bandas como a Simples Rap'ortagem - que compareceu em peso. "Posses" são grupos organizados de acordo com regiões geográficas. Cada posse tem um nome e uma zona onde concentram suas atuações. Além de bandas, as posses incluem skatistas, dançarinos de rap, break e grafiteiros. Em Salvador, as posses que formam o Movimento Hip-Hop na cidade se reúnem todas as quintas no Passeio Público, às 19:30h.


 


"Grafite é arte. Pichação é vandalismo"


Wilson é grafiteiro há três anos. Ele se apresentou enquanto a Êre Jitolú tocava no Palco Maracangalha, pintando numa faixa a sigla "SBPC" com tinta spray. Segundo ele, é o grafite que dá a identidade visual do hip-hop, além de ser utilizado para passar mensagens relacionadas ao Movimento.
"A diferença entre a pichação e grafite é que o grafite é arte, sempre feito com autorização.", diz Wilson. Ele conta que o grafite está crescendo em Salvador, apesar das dificuldades e do preço das tintas, alto para o pessoal do movimento. "Cada lata custa oito reais. Alguns murais levam mais de trinta latas".

Apoio:

Quem Faz Salvador
Enciclopédia de Lideranças Culturais

 

.



[ voltar para o início ]


.. direitos ® UFBA .. | .. visual: pérsio ..