Confira também:

Entrevista com Sílvio Ribeiro, da Associação dos Amigos do Parque São Bartolomeu

"Nos jornais só se fala do lado negativo, não se fala dos grupos que se organizam para lutar, das cooperativas, uma série de iniciativas. Não tem espaço na mídia para mostrar que o subúrbio tem coisas boas. "

Rodando a baiana:
Lista de alguns grupos artísticos e culturais
da comunidade do Subúrbio Ferroviário

Identidade cultural, longe de ser uma elaboração abstrata, é algo que corporeifica-se nos atos cotidianos, nas práticas de uma cultura e, em especial nas suas manifestações artísticas. Eis que chegamos - tateando, para fazer jus à nossa cultura - à produção cultural das comunidades, que, embora não seja visualizada em larga escala, constitui um aspecto fundante da cultura popular baiana.

Começamos nosso passeio pelo Subúrbio Ferroviário, uma cidade dentro de Salvador com cerca de 400 mil habitantes e muita coisa para mostrar. Abaixo, encontra-se uma lista dos grupos culturais que já descobrimos. No desenrolar da pesquisa, disponibilizaremos informações sobre mais grupos - de, inclusive outros locais da cidade - e aprofundaremos essas informações a partir de entrevistas e perfis.


1. Pierrot Tradição - grupo de 50 a 80 pierrots, com mais de 30 anos de existência, que desfila todo ano em eventos como carnaval, festas de bairro e a Caminhada Axé. Sempre com uma fantasia diferente.
Contatos: Sra. Nil Barbosa - 390.0828/ Róbson - 91211542

2. Bloco Kayala - Bloco de capoeira, percussão e dança.
Contato: Clóvis - 397.4205

3. Código de Rua - grupo de Rap
Contato: Fernando (recado para Metal) - 3982881

4. Associação Unidos de Peri Peri (AUPE) - A AUPE tem 13 anos e vários grupos culturais, com destaque para a dança afro, cujo grupo, com cerca de 50 pessoas, já viajou para a Itália, a África do Sul e São Paulo. Ensaia em Peri Peri, às segundas, quartas e sexta, sempre pela tarde.
Contato: Valquíria - 91483772

5. Oficinas Araketu - artesanato
Contato: Prof. Edson Gregório - 3975210

6. Teatro Popular
Contato: Fábio 211.1217

7. Associação de Moradores de Plataforma (AMPLA) - teatro popular.
Contato: Joseana - 398.2883

8. Associação de Moradores 1o. de Maio - capoeira.
Contato: Sr. Del - 3981190

9. Grupo de capoeira Obalafon - associação criada em 1972. Tem mais de cem participantes e ensina capoeira em sete bairros de Salvador.
Contato: Prof. Djalma/ Dona Antônia - 3390395

Apoio:

Quem Faz Salvador
Enciclopédia de Lideranças Culturais

 

 

.



[ voltar para o início ]


.. direitos ® UFBA .. | .. visual: pérsio ..